Mosteiros: Quinta gala municipal do desporto e cultura destaca Diamantino Barbosa e Buguin Martins

Inicio | Cultura
Mosteiros: Quinta gala municipal do desporto e cultura destaca Diamantino Barbosa e Buguin Martins
30/12/25 - 10:20 am

São Filipe, 30 Dez (Inforpress) – A quinta gala municipal do desporto e da cultura, realizada na segunda-feira, 29, na cidade de Igreja, distinguiu várias personalidades e iniciativas que se destacaram ao longo do ano, entre elas Diamantino Barbosa e Buguin Martins.

Numa homenagem que reconhece a diversidade e a vitalidade das expressões artísticas municipais, entre os premiados, ganharam especial destaque Diamantino Barbosa, na música tradicional, e Buguin Martins, na música moderna, dois nomes que representam estilos diferentes.

Diamantino Barbosa foi distinguido pelo seu contributo contínuo para a preservação e valorização da música tradicional, e Buguin Martins recebeu o prémio de música moderna, consolidando-se como um dos artistas mais influentes da nova vaga musical, com impacto junto do público jovem.

Além da música, as distinções abrangeram várias áreas da cultura. 

Nas artes plásticas, o prémio foi atribuído a Alexandre Rodrigues, enquanto o artesanato distinguiu Milene Gonçalves.

No audiovisual e cinema, o reconhecimento foi para Félix Andrade, e na dança destacou-se o Grupo Murro Dance.

O prémio de design foi para Domingos Barros, e na literatura foi homenageado o escritor e professor José Alves.

Na área da moda, o destaque foi para Nunes Crisanto Correia, e no teatro o prémio coube ao Grupo Aliança.

O evento cultural de iniciativa privada distinguido foi Nhô São Filipe – Sumbango 2025, enquanto as festas tradicionais premiaram Carro Lulia e Nega Punotcha.

No Carnaval, o reconhecimento foi atribuído a Guilherme Monteiro, o título de dirigente cultural foi para Domingos Vaz Mendes e o patrocinador do ano 2025 foi a empresa Adore Me.

No sector do desporto foram atribuídos 20 prémios e diplomas de honra de mérito e quatro homenagem com prémios carreira.

Murro FM, considerada como equipa não federada do ano, Cutelinho, vice-campeão regional, como equipa federada, e Atalaia equipa de futsal.

José Pedro Tavares foi reconhecido como dirigente desportivo, João Ailtom Macedo como treinador do ano, Escola de Natação Café dos Mosteiros como equipa de natação.

Zidane Rodrigues e Raquel Lopes Andrade como atletas revelação (masculino e feminino), Neivilson Andrade Ribeiro e Dina Miranda Sequeira como atletas do ano (masculino e feminino).

José Carlos Teixeira distinguido na categoria do desporto adaptado, Zidane Rodrigues como futebolista revelação, João Ferreira como guarda-redes do ano, Manuel Rodrigues, mais conhecido por Makito, que actua na Boavista da Praia, como futebolista do ano.

Hermógenes Fernandes e Maria Santa Rodrigues como árbitros (central e assistente), Nilton Pires como jornalista e Joãozinho Andrade na modalidade de halterofilista.

Com prémios carreira foram homenageados os jogadores de futebol Alvarino Soares Rosa, Gilson de Pina e Madjer Vieira e o atleta Kueny Pires Miranda (atletismo).

Como criadores de conteúdos para as redes sociais foram reconhecidos Admar Teixeira e Elves Andrade.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar