Mosteiros: Câmara assina acordo com PNUD para requalificação da Praia Genti

Inicio | Cooperação
Mosteiros: Câmara assina acordo com PNUD para requalificação da Praia Genti
18/10/25 - 10:40 am

São Filipe, 18 Out (Inforpress) - O presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, celebrou quinta-feira, na cidade da Praia, um acordo de financiamento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para requalificar a praia Genti, na cidade de Igreja. 

O contrato de financiamento no valor de 14.500 contos, insere-se no âmbito do Programa Conjunto entre as duas entidades, segundo informação avançada na sexta-feira pelo autarca.

Fábio Vieira disse à Inforpress que a intervenção vai muito além do simples embelezamento do espaço, sendo uma obra de grande alcance projectada para criar uma praia mais atrativa, funcional e ambientalmente sustentável.

“O projecto tem um forte compromisso ambiental, assegurando não só a protecção da costa, mas também a preservação dos ecossistemas marinhos. Estamos a alinhar o desenvolvimento com a sustentabilidade”, destacou o presidente da edilidade que reforçou a importância estratégica do investimento.

A requalificação da praia Genti insere-se num programa municipal mais amplo de requalificação urbana e da orla marítima, já em curso no concelho.

A iniciativa tem como objectivo criar novas centralidades, valorizar pontos turísticos e dinamizar a economia local, ao mesmo tempo que amplia oportunidades de emprego e rendimento para os mosteirenses.

“Estamos a construir, passo a passo, o Mosteiros do futuro. Um concelho mais bonito, mais resiliente e com mais oportunidades para todos”, concluiu o edil dos Mosteiros.

Fábio Vieira espera que com este novo passo, Mosteiros reforce a sua aposta no desenvolvimento sustentável e na valorização do seu vasto património natural, mas também o compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população e a promoção do turismo responsável na ilha do Fogo.

Após a assinatura do contrato de financiamento a edilidade vai proceder ao lançamento do concurso público para recrutamento de empresa para execução das obras.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar