Cidade da Praia, 22 Abr (Inforpress) - O Hospital Universitário Agostinho Neto acolhe até quarta-feira, 24, deste mês uma missão médica especializada dos Estados Unidos de América para colaborações no campo da cirurgia de cabeça, pescoço, mama e cirurgia ortopédica.
A equipa está na Cidade da Praia desde o dia 20 de Abril, tendo já efectuado um workshop/Curso de Enfermagem (pré-operatório, pós-operatório e cuidados de traqueostomia) com os profissionais de saúde do hospital.
O chefe da missão, Júlio Teixeira, indicou que será uma semana de várias discussões sobre diferentes e importantes temas para a saúde em Cabo Verde em áreas de maior “preocupação”.
O objectivo, segundo Júlio Teixeira, é partilhar experiências e discutir maiores abordagens para os pacientes.
São uma série de actividades e colaborações estratégicas no campo da cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia oncológica por via digestiva, mama e cirurgia ortopédica.
E nesta segunda-feira, 22, esteve em marcha um workshop multidisciplinar sobre pé diabético, sublinhando ser uma matéria de amputação de pé de diabético que em Cabo Verde tem tido progressos, com introdução de novas técnicas de tratamento.
“Mas temos outros programas académicos, clínicos de formação como um workshop sobre Biópsia Ecoguiada por ecografia, neste caso realizar biópsia de mama sem incisões, temos também um outro programa sobre introdução de conceitos de Patologia Digital”, indicou o chefe da missão.
A mesma fonte entende que esses tipos de intercâmbios científico cultural são “importantes”, no sentido de haver troca de ideias e buscar novas alternativas na medicina com base na realidade de Cabo Verde, concluiu.
A missão decorre no hospital, entre 20 a 24 de Abril com um leque de actividades formativas.
OS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar