Missão empresarial brasileira em Cabo Verde para estreitar negócios e impulsionar o país como o “vale do silício” africano

Inicio | Economia
Missão empresarial brasileira em Cabo Verde para estreitar negócios e impulsionar o país como o “vale do silício” africano
26/06/26 - 02:38 pm

Cidade da Praia, 26 Jun (Inforpress) - Uma comitiva de empresários e autoridades do Brasil encontra-se em Cabo Verde para participar num Fórum Empresarial, cujo foco principal é a cooperação tecnológica e a troca de experiências na gestão urbana e económica.

 “O evento resulta de uma missão de retribuição após o fórum ‘Oportunidades de Cabo Verde’, realizado em Recife. O encontro foca-se na cooperação tecnológica, na transição digital e na troca de experiências sobre gestão urbana e formalização económica”, disse Gildo Neves, presidente da Teleport e do Fórum Brasil-Cabo Verde.

O objectivo do grupo Teleport, que quer fixar a sua sede social no parque tecnológico, segundo disse, é transformar Cabo Verde no “vale do silício” da África, posicionando o país como um polo tecnológico internacional.

“Queremos formar milhares de jovens em transição de carreira nas áreas de informática e inteligência artificial, aproveitando o hub existente através do cabo submarino EllaLink para ligar profissionais locais a empresas globais”, explicou, sublinhando que já existe uma parceria com uma universidade local para a dupla certificação entre o Brasil e Cabo Verde.

Referiu, por outro lado, que o principal propósito desta acção é a formação de mão-de-obra em larga escala através do projecto “Arquipélago Digital Teleport”, que irá ajudar os cabo-verdianos, em cinco anos, a desenvolverem-se através do trabalho remoto.

Da parte cabo-verdiana, o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, instituição que alberga o fórum empresarial, considerou o evento uma “oportunidade estratégica” para absorver o conhecimento do mercado brasileiro em áreas essenciais, como a indústria, a agroindústria e o tratamento de resíduos.

Marcos Rodrigues apontou ainda o conhecimento em sectores como a formalização de microempresas e a transição da economia informal para a formal como essenciais na parceria entre os dois países, visando o desenvolvimento do arquipélago.

O 1.° Fórum Brasil-Cabo Verde, “Conectando Oportunidades, Negócios e Desenvolvimento”, decorrerá até ao dia 30 na capital cabo-verdiana.

Os promotores estimam que o evento terá um impacto enorme na transferência de conhecimentos e experiências, para que os empresários nacionais saibam como aproveitar a proximidade de um mercado potencial como o Brasil.

O pilar do evento centra-se em palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, reuniões B2B & B2G e assinatura de protocolos.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar