
Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) - O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, recebe hoje, na Praia, seis treinadores de futsal e futebol de formação que partem para Portugal para uma acção de capacitação no Sporting Clube de Braga.
De acordo com o documento enviado à Inforpress, os técnicos são oriundos de diferentes regiões desportivas do país e a sua deslocação enquadra-se no protocolo de cooperação recentemente assinado entre o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e o emblema "arsenalista".
Esta constitui a segunda missão de treinadores a beneficiar desta experiência internacional em menos de um mês, o que, para o Governo, reforça o compromisso com a qualificação técnica dos recursos humanos do desporto nacional.
“A iniciativa visa elevar o nível de conhecimento e a capacidade de resposta face aos desafios da formação desportiva, num contexto em que o futsal conhece uma nova etapa de afirmação oficial em Cabo Verde”, referiu o documento.
O protocolo, que se encontra em implementação faseada, prevê também a realização de diagnósticos técnicos, acções de ‘scouting’ em solo cabo-verdiano e a consolidação de escolas de futebol no país, numa perspectiva de médio e longo prazos.
Entre os eixos estratégicos do acordo destacam-se missões técnicas para observação de atletas, programas de formação contínua em futebol e futsal, capacitação em organização de academias e escolas de futebol, apoio técnico à criação de escolas de formação em Cabo Verde, implementação de uma identidade metodológica alinhada com o SC Braga, selecção de atletas com elevado potencial e realização de palestras técnicas sobre treino, formação e rendimento.
No âmbito desta cooperação, uma delegação do Sporting Clube de Braga visitará as ilhas de Santiago e São Vicente, entre 26 de Fevereiro e 03 de Março, para acções de observação de atletas e a realização de uma conferência técnica.
KF/SR//CP
Inforpress/Fim
Partilhar