Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) - O ministro da Agricultura e Ambiente reforçou hoje o compromisso do Governo na criação de um banco nacional de sementes, e apelou à boa contribuição dos agricultores na preservação das melhores variedades.
Gilberto Silva reagia assim aos jornalistas na sequência das declarações da Associação de Agricultores do Colonato do Tarrafal de Santiago, que defende a necessidade de se ter no país um banco de sementes para complementar a necessidade de sementes adaptadas às especificidades do país.
“Esta não é uma ideia nova e nem é ideia da associação, embora nós fiquemos muito contentes que os líderes associativos estejam a pensar nisso. Nós estamos a construir isto efetivamente”, afirmou.
Segundo acrescentou, esta é uma responsabilidade que está a ser realizada pelo Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), com a participação das delegações, das associações de agricultores, mas também da Direção-geral da Agricultura.
O ministro lembrou que todos os anos no lançamento das campanhas agrícolas é disponibilizado não só sementes, mas também materiais vegetais para a produção por exemplo da mandioca, do abacate e outros produtos agrícolas.
Realçou, neste sentido, a necessidade de sustentabilidade no sistema de fornecimento de sementes, ressaltando que a distribuição gratuita não pode ser a única solução.
“Os agricultores também têm um papel fundamental na preservação das melhores variedades”, afirmou, alertando para os riscos da importação informal de sementes sem qualidade por parte de alguns, que pode comprometer a qualidade das culturas locais.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar