Ministro anuncia reforço da Delegacia de Saúde do Maio com mais profissionais

Inicio | Sociedade
Ministro anuncia reforço da Delegacia de Saúde do Maio com mais profissionais
02/06/25 - 07:56 pm

Porto Inglês, 02 Jun (Inforpress) – O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, anunciou hoje, durante a sua visita oficial à ilha do Maio, que o ministério irá reforçar a Delegacia de Saúde com mais profissionais, para dar resposta às necessidades da população.

Em declarações à imprensa, o governante garantiu que as principais dificuldades já foram identificadas e que as intervenções estão em curso.

“Já identificámos que falta mais um médico para garantir a estabilização da classe médica aqui na ilha. Temos também a necessidade de um psicólogo, fundamental para o acompanhamento de casos mais vulneráveis, especialmente entre os grupos desfavorecidos”, explicou.

Segundo o ministro, a farmácia está em processo de resolução e está prevista a contratação de uma técnica de laboratório para reforçar o serviço e aumento do número de enfermeiros de nove para 11 profissionais.

Jorge Figueiredo assegurou que os reforços estão já em andamento, referindo que os enfermeiros se encontram praticamente disponíveis, que o processo para a colocação da psicóloga está a ser tratado com celeridade e que a técnica de laboratório já se encontra na ilha, devendo ser integrada brevemente na equipa.

O ministro da Saúde adiantou ainda que está a ser equacionada a criação de equipas móveis de especialistas da cidade da Praia, compostas por médicos como pediatras, cirurgiões, ginecologistas e ortotraumatologistas, para realizarem visitas periódicas à ilha e reforçarem os cuidados prestados.

Durante a visita às instalações da delegacia de saúde, o governante destacou a importância da infra-estrutura existente, considerando-a moderna, acessível e equipada com serviços essenciais, como laboratório, raio-X e unidades de apoio técnico.

A visita do ministro à ilha integrou-se no quadro da agenda de avaliação das condições dos serviços de saúde em todo o país e terminou esta segunda-feira.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar