Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – O Ministério das Finanças inicia, segunda-feira, 14, uma formação de três dias para implementar o Selo de Igualdade de Género para Instituições Públicas, com apoio do Programa Pro PALOP-TL, co-financiado pela União Europeia e implementado pelo PNUD.
O Selo é uma certificação internacional do PNUD que reconhece instituições públicas que integram a igualdade de género nas suas práticas.
Cabo Verde deu o primeiro passo em Outubro de 2024, com a assinatura da Carta Compromisso pelo vice-primeiro ministro, Olavo Correia.
Durante a formação, técnicos e dirigentes do Ministério das Finanças e representantes do ICIEG vão aprender sobre finanças públicas sensíveis ao género, critérios da certificação e metodologias práticas.
O objectivo central da formação é promover a apropriação institucional do processo de implementação do Selo de Igualdade de Género e capacitar os quadros técnicos e decisores para que assumam um papel activo na transformação interna das instituições públicas.
A sessão contará com a presença de várias entidades nacionais e internacionais, incluindo o secretário de Estado das Finanças, o PNUD, a União Europeia e o ICIEG.
A medida insere-se num esforço mais amplo para reforçar a boa governação, transparência e inclusão nos países PALOP e Timor-Leste, promovendo a igualdade de género como parte da política pública e do desenvolvimento sustentável.
CG/SR
Inforpress/Fim
Partilhar