Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – O coordenador da sexta edição do Acampamento da Igreja Adventista avançou hoje à Inforpress que está praticamente tudo pronto para o arranque deste evento que reúne cerca de 920 participantes de todo o território nacional.
O evento “Campori dos Desbravadores”, que promete momentos de educação para a cidadania, espiritualidade, serviço comunitário, desporto e promoção de valores, como disciplina, solidariedade e responsabilidade ambiental, acontece na localidade de São Tomé, arredores da cidade da Praia, de quarta-feira, 06, a domingo, 10.
O mesmo contará com a participação de crianças e adolescentes dos 10 aos 15 anos, de todas as ilhas do país, segundo o coordenador, Dalton Cesar Miranda.
Neste momento, informo, praticamente os participantes de todas as ilhas já estão no espaço, excepto os da ilha Brava que vão chegar na noite de hoje.
A nível de logística adiantou que casas de banho, cozinha, montagem de dormitórios e electricidade “já estão quase prontas”.
“Até o final do dia acredito estar totalmente prontas para que todos tenham condições necessárias para se instalarem melhor aqui”, indicou, naquele que é “um evento mais esperado pelos jovens” da igreja.
Quanto aos desafios, o secretário da Direcção Nacional de Jovens da Igreja, Delton César, contou que o evento estava previsto para ser realizado na ilha do Fogo, mas que devido ao custo de transportes, por causa de um número elevado dos participantes da ilha de Santiago, não conseguiram realizar o evento naquela ilha.
Apesar deste constrangimento, disse esperar que este acampamento, que acontece de quatro em quatro anos em diferentes regiões do país, ocorra como desejado e que todos os objectivos sejam concretizados.
Por fim, caracterizou este evento como o “melhor lugar” em que uma criança ou um jovem pode estar.
Mayra Macedo, uma adolescente de 12 anos da cidade da Praia, disse que é a primeira vez que participa neste acampamento, mas que está com expectativa que o mesmo vai trazer “muita alegria e o fortalecimento da espiritualidade” entre os participantes.
Um outro adolescente, Léo Cardoso, que reside no município de Santa Cruz, mostrou-se feliz por estar no meio de outros colegas a participar nesta sexta edição do Campori Nacional de Desbravadores.
“Espero consolidar mais a minha fé e optimista que vou ganhar todos os prémios nos jogos que vão ser realizados neste evento”, prometeu.
A jovem Endirsa Montrond, que participa pela segunda vez neste intercâmbio, assegurou que está com “bastante expectativa” a nível do enriquecimento da fé e acredita que “todos sairão mais fortes”.
Aproveitou para apelar a organização para promover mais edições deste tipo de acampamento, no sentido de “motivar mais os jovens” a nível espiritual e da sua fé.
Clube de Desbravadores é um programa destinado a crianças e adolescentes com foco no desenvolvimento integral, físico, mental, social e espiritual dos seus membros.
A abertura do evento, na quarta-feira, 06, será presidida pelo ministro do Desporto, Carlos Canto, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho.
O evento contará com participação especial de jovens da diáspora e de uma caravana da Guiné-Bissau e um pastor convidado do Brasil.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar