Maio: Pescadores de várias ilhas reunidos para avaliar código de conduta dos “Guardiões do Mar”

Inicio | Ambiente
Maio: Pescadores de várias ilhas reunidos para avaliar código de conduta dos “Guardiões do Mar”
01/10/25 - 05:50 pm

Porto Inglês, 01 Out (Inforpress) – Pescadores de seis ilhas do país estão reunidos, na ilha do Maio, para avaliar o código de conduta do programa “Guardiões do Mar” e definir um documento de procedimentos operacionais padrão que oriente o trabalho desenvolvido no terreno.

Segundo a organização, é a primeira vez que todos os guardiões do mar se encontram num mesmo espaço para partilhar experiências, reforçar responsabilidades e harmonizar práticas no combate à pesca ilegal e na protecção dos recursos marinhos.

O programa “Guardiões do Mar” nasceu na ilha do Maio, em 2016, através da Fundação Maio Biodiversidade, inicialmente com o objectivo de combater a caça furtiva de tartarugas marinhas.

Com os resultados alcançados, a iniciativa foi rapidamente replicada em outras ilhas do arquipélago.

Actualmente, seis ilhas implementam o programa, que passou a registar actividades de pesca ilegal dentro e fora das áreas protegidas, através de associações ambientalistas parceiras.

Além disso, os guardiões asseguram o registo e monitorização das principais espécies marinhas em Cabo Verde, contribuindo para a preservação dos ecossistemas costeiros.

A experiência cabo-verdiana já começou também a ser replicada em São Tomé e Príncipe, reforçando a cooperação regional na protecção do oceano e na promoção da pesca sustentável.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar