Porto Inglês, 30 Set (Inforpress) – Os nadadores-salvadores da ilha do Maio apelaram hoje às autoridades para que as praias balneares da ilha sejam vigiadas durante todo o ano e não apenas no período de Verão, para garantir maior segurança aos frequentadores.
No último dia da época oficial de vigilância, o nadador-salvador Faustino Soares, em representação dos colegas, defendeu a continuidade do serviço, alertando para os riscos que persistem ao longo do ano.
“Fazemos o controlo das três praias balneares de Julho a Setembro, mas nos outros meses as praias ficam sem segurança para os frequentadores locais e turistas”, afirmou.
Segundo o mesmo, a principal praia balnear da ilha, Bixi Rotxa, tem registado maior profundidade, aumentando os riscos para os banhistas, enquanto a praia de Ponta Preta continua a apresentar os perigos conhecidos.
Também a praia de Baxona, na Calheta, é apontada como prioritária para a vigilância permanente.
O representante dos nadadores-salvadores apelou à Câmara Municipal do Maio e ao Instituto Marítimo e Portuário para analisarem a situação, de forma a evitar que as praias fiquem desertas devido à percepção de falta de segurança.
Durante a época balnear, de Julho a Setembro, os nadadores-salvadores asseguraram a vigilância das três principais praias da ilha sem registo de incidentes graves.
RL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar