Maio: Ministro da Educação destaca estabilidade na gestão das escolas em Cabo Verde com investimentos realizados

Inicio | Política
Maio: Ministro da Educação destaca estabilidade na gestão das escolas em Cabo Verde com investimentos realizados
14/01/26 - 05:39 pm

Porto Inglês, 14 Jan (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, destacou hoje, na ilha do Maio, que a gestão escolar em Cabo Verde se encontra actualmente estável, resultado dos investimentos realizados na reabilitação das escolas e da valorização da carreira docente.

Em declarações à imprensa, após um encontro com o presidente da Câmara Municipal do Maio, o governante afirmou que a implementação do PCFR dos professores, a reabilitação de infra-estruturas escolares e a resolução de pendências acumuladas permitiram ao ministério estabilizar a gestão do sistema educativo no país.

“Neste momento temos estabilidade na gestão das escolas em Cabo Verde, de uma forma geral, e em particular aqui na ilha do Maio. Reforçámos e melhorámos a gestão do pessoal docente, tanto ao nível da colocação de novos professores como com a implementação do novo PCFR, que trouxe melhorias salariais significativas”, afirmou.

Amadeu Cruz referiu ainda os investimentos efectuados na reabilitação das escolas da ilha do Maio, com destaque para a remodelação de casas de banho e cozinhas, bem como o reforço do acesso à internet, através da criação de novos laboratórios tecnológicos na escola secundária da ilha.

Segundo o titular da pasta da Educação, o Maio tem registado “avanços extraordinários” no actual ano lectivo, com melhorias assinaláveis nos resultados escolares face ao ano anterior, que atribui às reformas introduzidas no sistema de ensino.

“A nível nacional estamos a constatar que o Maio está a convergir em termos de resultados das aprendizagens. Trata-se de um resultado concreto das reformas implementadas, nomeadamente, a reforma curricular, a avaliação das aprendizagens, a reforma das carreiras dos professores, a modernização das infra-estruturas educativas, a acção social escolar e o transporte escolar”, sublinhou.

De acordo com dados avançados pelo ministro, a taxa de notas positivas no primeiro trimestre ronda os 89 por cento (%), com particular destaque para o 12.º ano, que atinge cerca de 95%.

Apesar dos progressos, Amadeu Cruz apontou a necessidade de melhorar o serviço de transporte escolar na ilha, de forma a garantir que nenhum aluno fique excluído do sistema de ensino.

Na ocasião, garantiu ainda que os manuais do 11.º ano já estão a ser disponibilizados no mercado, acrescentando que os do 12.º ano deverão estar disponíveis até ao mês de Março, concluindo assim o processo de reforma curricular.

RL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar