Maio: Jovens atletas destacam-se na corrida de ciclismo de Santa Cruz

Inicio | Desporto
Maio: Jovens atletas destacam-se na corrida de ciclismo de Santa Cruz
03/05/25 - 06:27 pm

Porto Inglês, 03 Mai (Inforpress) – Atletas juniores da Escola de Iniciação ao Ciclismo “Cicliprof”, com idades entre os 12 e os 15 anos, destacaram-se hoje na prova de ciclismo enquadrada nas festividades da Santa Cruz, realizada em Porto Inglês, no Maio.

A corrida, disputada unicamente entre jovens da Cicliprof devido à ausência de atletas seniores na ilha, teve como vencedor Wiliam Borges, de 15 anos, que completou os 25 quilómetros em menos de uma hora. 

Lenine Tavares alcançou o segundo lugar, seguido de Ivan Borges, de 12 anos.

O treinador e fundador da escola, Djony Borges, destacou o bom desempenho dos adolescentes, reconhecendo a prova como um incentivo à pratica do ciclismo.

“Não é uma prova pensada para a idade deles, mas demonstraram grande resistência e determinação. A falta de atletas seniores na ilha é reflexo da contínua saída de jovens e esta iniciativa procura contrariar essa tendência”, explicou.

Criada há menos de um ano, a Cicliprof tem como missão formar novos ciclistas, promover o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e fomentar hábitos saudáveis entre os jovens.

“Queremos mudar a mentalidade das pessoas que ainda veem a bicicleta apenas como um passatempo. Acreditamos que, com formação e apoio, podemos transformar este hábito num desporto competitivo e, quem sabe, revelar talentos para o ciclismo nacional”, afirmou.

A escola conta, actualmente, com 18 alunos, dependendo do período, e já beneficiou de alguns apoios, mas ainda carece de recursos como bicicletas apropriadas, equipamentos de segurança e dispositivos GPS.

Outra preocupação levantada por Djony Borges é a condição das estradas da ilha, que considera desadequadas para a prática segura do ciclismo.

“É essencial melhorar a infra-estrutura rodoviária, principalmente o anel viário do Maio. Com estradas mais seguras e bem pavimentadas, será possível não só incentivar o ciclismo, mas também outras modalidades desportivas”, concluiu.

A prova de ciclismo integra o programa da festa da Santa Cruz, considerada a manifestação cultural mais antiga da ilha do Maio, e cuja programação se estende até 10 de Maio com diversas actividades religiosas, culturais e desportivas.

RL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar