Maio: ICCA reforça comité municipal com ferramentas de combate ao abuso sexual de menores

Inicio | Sociedade
Maio: ICCA reforça comité municipal com ferramentas de combate ao abuso sexual de menores
28/07/25 - 05:46 pm

Porto Inglês, 28 Jul (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) reforçou, hoje, o Comité Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças no Maio com competências específicas para prevenir e combater abusos sexuais contra menores e promover os seus direitos.

A iniciativa, enquadrada no Plano Nacional de Prevenção e Combate a Crimes Sexuais Contra Crianças, reuniu instituições públicas e representantes da sociedade civil para definir estratégias locais de protecção à infância e adolescência.

Segundo o coordenador do plano, o psicólogo Nilson Mendes, os membros do comité na ilha estão cada vez mais capacitados para enfrentar situações de risco, salientando a importância do envolvimento da sociedade civil, especialmente durante o período de férias escolares.

“É fundamental que toda a comunidade esteja atenta e envolvida na protecção das crianças, reforçando a vigilância e o cuidado colectivo”, afirmou.

A presidente do Comité Municipal, Cleunice Lopes, destacou os avanços obtidos na sensibilização comunitária e realçou a “resposta positiva” da população, que, segundo disse, tem demonstrado maior consciência sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Nos próximos dias, o plano prevê acções de capacitação destinadas a operadores turísticos e promotores culturais da ilha, com o objectivo de sensibilizar para os direitos da criança e fortalecer a prevenção em todos os sectores.

De acordo com dados do ICCA, até ao momento não foram registadas denúncias de abuso sexual de menores na ilha do Maio.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar