Maio: Delegacia de Saúde confirma evacuação de menina de 10 anos que esteve condicionada por falta de meios

Inicio | Sociedade
Maio: Delegacia de Saúde confirma evacuação de menina de 10 anos que esteve condicionada por falta de meios
30/09/25 - 05:38 pm

Porto Inglês, 29 Set (Inforpress) – A Delegacia de Saúde do Maio confirmou hoje a evacuação da menina de 10 anos que esteve condicionada desde a tarde de segunda-feira por falta de meios de transporte.

A transferência ocorreu esta manhã no voo regular da TACV com destino à cidade da Praia.

A criança, que sofre de anemia grave e queda acentuada da hemoglobina, aguardava evacuação urgente desde segunda-feira, 29, situação que gerou grande apreensão entre familiares e moradores.

Segundo familiares, chegou a ser solicitado que um avião em rota São Nicolau–Praia realizasse a evacuação durante a escala no Maio, mas o pedido teria sido recusado pela tripulação. 

Foi igualmente proposta a evacuação por via marítima, através de uma embarcação de um hotel local, mas a opção foi descartada por não oferecer condições adequadas. 

Na mesma circunstância continua uma mulher de 55 anos, com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC), que só será evacuada de barco amanhã, por estar impossibilitada de viajar de avião, mas que se encontra estável. 

Face à situação, familiares e população pedem soluções mais eficazes para garantir evacuações médicas seguras e atempadas na ilha, temendo consequências graves em casos de emergência.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar