Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) - A IV edição do Festival Literário Morabeza Festa do Livro de Cabo Verde, que arrancou na tarde de hoje, na cidade da Praia, dando destaque especial à literatura infanto-juvenil e à congregação da ilustração.
Promovida pelo Instituto Nacional da Biblioteca e do Livro (INBL), o Festival Literário Morabeza Festa do Livro de Cabo Verde visa, sobretudo, a promoção do livro, da leitura e a congregação de autores de várias proveniências, gerações e inserções com vista a uma troca de experiências e saberes, conforme explicou a presidente do INBL, Matilde Santos.
“Num mundo globalizado e globalizante torna-se imperativo promover estas dinâmicas, estes encontros, para o bem da diversidade e da pluralidade que semeiam a produção literária. É precisamente isto que temos em pauta para os próximos três dias, diria quatro porque hoje já estamos quase no auge, os próximos três dias de trabalho”, disse.
O evento que tem a duração de quatro dias conta com presença de escritores, ilustradores e cientistas do domínio literário de várias gerações de escritores, desde os escritores mais consagrados aos escritores que também estão a emergir, aos jovens escritores.
“O destaque especial é para a literatura infanto-juvenil e a congregação da ilustração para mostrar a importância que a ilustração também tem nas obras infanto-juvenis como motor também de incentivar o gosto pela leitura. A componente ilustrativa irá concluir a parte da escrita”, explicou.
Para além da feira de livros, das conversas com escritores o evento terá também conferências com especialistas na área da neurologia, na área da promoção da leitura, debatendo a relação entre a neurologia e a leitura e quais são os impactos que toda essa a promoção da leitura tem na vida das pessoas, desde criança até a idade adulta.
O programa prevê também actividades descentralizadas para algumas escolas.
Já no período da manhã foi realizada uma oficina de ilustração na Escola Secundária Cesaltina Ramos, estando previstas actividades na Universidade de Cabo Verde, no Palácio da Cultura e na Escola Secundária Regina Silva nos próximos quatro dias.
Nas outras edições, o evento esteve nas ilhas de São Vicente e do Fogo e está, agora, de regresso à Cidade da Praia, onde aconteceu a sua primeira edição.
MJB/JMV
Inforpress/fim
Partilhar