Legislativas2026/Santo Antão: Votação no município do Porto Novo "decorre na normalidade" -CNE

Inicio | Política
Legislativas2026/Santo Antão: Votação no município do Porto Novo "decorre na normalidade" -CNE
17/05/26 - 12:51 pm

Porto Novo, 17 Mai (Inforpress) - O processo de votação no concelho do Porto Novo, em Santo Antão decorre na normalidade, tendo as 50 assembleias de voto “abertas a tempo e horas”, segundo garantias da delegação da CNE no município.

Porém, a Inforpress constatou no local que as primeiras três horas de votação foram marcadas pela fraca afluência às urnas, sendo que a expectativa é de que os eleitores ocorram às mesas de votos na parte de tarde.

A cabeça de lista do PAICV, Rosa Rocha, votou por volta das 09:00 numa das mesas instaladas na cidade do Porto Novo, tendo, em declarações à Inforpress, exortado os eleitores o exercerem o seu direito de voto.

"Nós todos devemos exercer o nosso direito de voto para que possamos estar em condições de exigir do Governo", sublinhou Rosa Rocha, esperando que este dia termine sem incidente.

Porto Novo dispõe de 13.609 dos 31.520 eleitores em todo o círculo eleitoral de Santo Antão.

Em toda a ilha, onde estão em disputa seis deputados, foram criadas 118 assembleias de voto.

Nas eleições legislativas de hoje, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar