Legislativas2026/Santiago Norte: UCID pede “cartão vermelho” aos partidos do arco do poder

Inicio | Política
Legislativas2026/Santiago Norte: UCID pede “cartão vermelho” aos partidos do arco do poder
15/05/26 - 02:41 pm

Tarrafal, 15 Mai (Inforpress) – A cabeça de lista da UCID para Santiago Norte, Adelgisa Monteiro, considerou hoje positivo o percurso da campanha eleitoral, apelando aos eleitores para darem “cartão vermelho” aos partidos do arco do poder nas legislativas de 17 de Maio.

Em declarações à imprensa, no último dia da campanha eleitoral, a candidata afirmou que a UCID foi “bem recebida” pelas populações ao longo dos contactos realizados nos diferentes municípios de Santiago Norte, destacando a receptividade encontrada junto dos eleitores.

Segundo Adelgisa Monteiro, apesar das críticas dirigidas ao sector político durante a campanha, a candidatura manteve confiança e determinação, defendendo que os cidadãos devem utilizar o voto como instrumento para promover mudanças políticas no país.

A cabeça de lista afirmou que o balanço da campanha é positivo, considerando que a UCID conseguiu apresentar propostas relacionadas com o emprego, equilíbrio parlamentar, juventude e melhoria das condições de vida das famílias cabo-verdianas.

“Nós aceitamos as críticas, mas as pessoas devem comparecer nas urnas. A solução não é ficar em casa. É lá que se mostra cartão vermelho aos partidos do arco do poder”, afirmou a candidata da UCID.

Adelgisa Monteiro sustentou ainda que a campanha decorreu num ambiente de proximidade com as populações, permitindo ouvir preocupações ligadas ao desemprego, dificuldades económicas e falta de oportunidades para os jovens.

A candidata considerou igualmente que a UCID pode contribuir para maior equilíbrio político e fortalecimento da democracia cabo-verdiana, defendendo um parlamento mais plural e com maior capacidade de fiscalização do Governo.

Segundo Adelgisa Monteiro, a candidatura acredita que os eleitores desejam alternativas políticas e maior equilíbrio institucional, razão pela qual apelou à participação massiva no acto eleitoral de 17 de Maio.

No final, reiterou o apelo ao voto consciente e responsável, defendendo que a participação eleitoral constitui um direito fundamental e um mecanismo essencial para melhorar a governação e reforçar a democracia no País.

Nas eleições legislativas do dia 17 de Maio, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

MC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar