Legislativas2026/Brava: Eleições decorrem com tranquilidade nas 22 mesas de voto - CNE

Inicio | Política
Legislativas2026/Brava: Eleições decorrem com tranquilidade nas 22 mesas de voto - CNE
17/05/26 - 12:10 pm

Nova Sintra, 17 Mai (Inforpress) – O delegado local da Comissão Nacional de Eleições (CNE), David Pascoal, afirmou hoje que o processo eleitoral está a decorrer num ambiente de tranquilidade, sem registo de incidentes nas 22 mesas de voto instaladas na ilha Brava.

David Pascoal, que falava à Inforpress, salientou que todas as mesas abriram às 08:00, conforme o planeamento estabelecido pela organização eleitoral.

“Todas as mesas começaram a abrir às 08:00, dentro da normalidade e daquilo que era expectável, fruto do nosso planeamento e da organização”, afirmou.

De acordo com David Pascoal, até ao momento não foi registado “nenhum sobressalto” nas assembleias de voto, destacando que o processo decorre de forma calma e ordeira.

O delegado local da CNE adiantou ainda que os eleitores já começaram a deslocar-se gradualmente às assembleias de voto ao longo da manhã para exercer o seu direito de voto.

“Até este momento, as eleições estão a ocorrer num clima tranquilo”, reforçou.

Às legislativas de hoje concorrem cinco partidos políticos – PAICV, MpD, UCID, PTS e PP – aos 72 mandatos de deputados distribuídos por 13 círculos eleitorais, dez no território nacional e três na diáspora.

Nos cadernos de recenseamento estão inscritos 416.300 eleitores, dos quais 344.284 inscritos nas ilhas e 72.051 no estrangeiro.

Nas últimas eleições legislativas, realizadas em Abril de 2021, o MpD venceu com maioria absoluta, elegendo 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

DM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar