
Cidade da Praia, 15 Mai (Inforpress) – O candidato do PAICV a primeiro-ministro, Francisco Carvalho, afirmou hoje, na Praia, que os cabo-verdianos já compreenderam a essência do projecto “Cabo Verde para Todos” e acusou o MpD de criar “narrativas” para enganar a população.
Carvalho fez estas declarações à imprensa durante uma arruada realizada esta manhã na cidade da Praia.
“A mensagem está a passar, está a ser bem entendida, mas nós estamos atentos às narrativas que estão a ser criadas em relação à nossa mensagem. Temos de insistir para não permitir que essas narrativas ganhem terreno”, afirmou.
O líder do PAICV defendeu que o projecto “Cabo Verde para Todos” aposta, “fortemente”, na educação e formação, reiterando a proposta de gratuitidade para alargar oportunidades e criar condições para uma sociedade mais inclusiva.
Francisco Carvalho afirmou que o objectivo passa pela criação de postos de trabalho com impacto directo no salário e rendimento das famílias e dos jovens, para evitar a emigração.
O candidato criticou também os dados apresentados pelo MpD sobre o crescimento económico e o desemprego, alegando que a realidade vivida pelos cabo-verdianos é diferente daquela apresentada pelo Governo.
No comício realizado na noite de quinta-feira no Tarrafal, o candidato voltou a denunciar alegadas práticas de compra de votos através da distribuição de cestas básicas, criticando o MpD por alegar falta de recursos para implementar medidas como a gratuitidade da universidade.
Na recta final da campanha, Francisco Carvalho apelou à mobilização dos eleitores para garantir uma maioria confortável ao PAICV nas eleições legislativas.
“Queremos pedir a todas as pessoas para irem votar, chamem familiares, vizinhos e amigos para irem votar, para que os cabo-verdianos possam decidir qual é a maioria que querem dar ao PAICV”, declarou.
Carvalho garantiu ainda que, caso vença as eleições, pretende fazer uma governação democrática, tratando todas as pessoas e câmaras municipais de forma igual, sem discriminação partidária.
O candidato participa hoje num comício em Santa Cruz e encerra a campanha eleitoral junto à Escola Técnica, na capital do país.
Nas eleições legislativas do dia 17 de Maio, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.
TC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar