PM reitera intenção de continuar a trabalhar para que Cabo Verde tenha bom Índice de Desenvolvimento Humano

Inicio | Política
PM reitera intenção de continuar a trabalhar para que Cabo Verde tenha bom Índice de Desenvolvimento Humano
06/05/25 - 10:54 pm

Mindelo, 06 Mai (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia Silva, reiterou hoje, no Mindelo, a importância de continuar a trabalhar para desenvolver Cabo Verde, ter um bom nível de desenvolvimento humano e eliminar a pobreza extrema.

Ulisses Correia e Silva reagia à posição 135 ª de Cabo Verde no relatório sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

“O importante é continuar a trabalhar para que possamos desenvolver Cabo Verde, ter um bom nível de desenvolvimento humano, conseguimos concretizar aquilo que é a eliminação da pobreza extrema e portanto fazer os cabo-verdianos se sentirem bem na sua terra”, disse o primeiro-ministro, referindo que “não dramatiza quando há melhorias, nem também entra em depressão quando há quebra da classificação”.

O PNUD esclareceu hoje em comunicado que os dados utilizados no relatório de 2025 já reflectem as actualizações feitas após o relatório anterior e incluem informações de países que antes não tinham dados completos.

Conforme a mesma fonte, o relatório de 2024 , que baseava em dados de 2022, inicialmente  colocava Cabo Verde na posição 131ª. No entanto, acrescentou, a classificação não incluía dados actualizados de todos os países pelo que após a actualização Cabo Verde passou a ocupar o 135º lugar que se mantém no relatório de 2025, e com uma pontuação de 0.668, acima dos 0.661 registados anteriormente.

Explicou ainda que apesar de “outros países” terem “melhor pontuação que Cabo Verde, não significa que Cabo Verde perde”, mas sim que outros países melhoram”, refere o PNUD que aconselha a fazer a leitura do relatório com base nas actualizações e não na posição inicial apresentada em edições anteriores.

Cabo Verde tem registado uma evolução positiva no IDH, com 0.651 pontos em 2021, 0.664 pontos em 2022 e 0.668 em 2023.

Desde 1990 que o PNUD publica anualmente o relatório do Índice do Desenvolvimento Humano com o objectivo de avaliar o progresso dos países com o intuito de avaliar o bem-estar das populações comparando indicadores como riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar