Lançado sexto Recenseamento Geral da Agricultura com apoio da FAO e do Banco Mundial

Inicio | Ambiente
Lançado sexto Recenseamento Geral da Agricultura com apoio da FAO e do Banco Mundial
25/07/25 - 12:11 pm

Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) - O sexto Recenseamento Geral da Agricultura, um projecto avaliado em 169 milhões de escudos, conta com a cooperação e assistência técnica da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Banco Mundial.

Em declarações à imprensa na sessão de lançamento do projecto, na cidade da Praia, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, explicou que esta é a "maior operação estatística" do sector, visando um levantamento "exaustivo" que integra todo o sistema estatístico nacional.

O recenseamento não só recolherá dados detalhados sobre a produção agrícola, mas também contará com a integração de estruturas públicas e inquiridores, além do apoio de organismos internacionais.

O objectivo é,segundo o ministro,  através de uma acção coordenada, medir "aquilo que há em termos de agricultura nos vários parâmetros".

Questionado sobre a campanha agrícola de sequeiro, Gilberto Silva garantiu que os preparativos já estão em curso para apoiar os agricultores. Essas intervenções incluem a garantia de disponibilidade de sementes, material vegetal e o combate a pragas.

 “Há uma previsão sazonal a nível da nossa região, que incide sobre Cabo Verde e no sítio e na localização do país”, disse o governante, asseverando que as previsões apontam para início das chuvas um pouco tardio.

“Vamos ter uma pluviometria que ronda o normal ou abaixo do normal, com o início um pouco tardio da época das chuvas em Cabo Verde, um cenário que tem sido influenciado pelas mudanças climáticas nos últimos anos”, avançou.

LT/CP

Inforpress/Fim

Partilhar