
Cidade da Praia, 12 Dez (Inforpress) – A especialista em Inteligência Artificial (IA) Arlinda Peixoto afirmou hoje, na Praia, que a IA não é uma tendência futurista, mas uma tecnologia que está a servir aos serviços públicos com novas formas de produzir valores.
A especialista, que apresentava o tema no Workshop Nacional de Avaliação do Panorama de Inteligência Artificial (AILEA), afirmou ainda que a IA apresenta a Cabo Verde três grandes oportunidades, ajudando no acelerar da modernização do estado, aumentando a eficiência e a produtividade, permitindo que dê saltos que os países maiores não vão poder evitar.
“Governos pequenos como nós podem conseguir adotar a IA e digitalização mais rápida, porque temos menos camadas, menos burocracia e mais flexibilidade”, disse, apontando também o valor da IA na redução da desigualdade com a democratização do acesso a serviços.
Na sua comunicação, sublinhou ainda que a IA é um instrumento que permite avaliar o recurso humano se está preparado para avançar e como fazê-lo de forma ética, segura e intuitiva.
Face ao medo associado ao facto de que a IA vai levar muitas pessoas ao desemprego, Arlinda Peixoto esclarece que não substitui nenhum humano, mas sim amplia a capacidade de cada um pensar, decidir e criar impacto.
“A inteligência artificial permite que sistemas percebam o mundo via dados, imagem e linguagem. São algoritmos matemáticos que estão dentro do computador. Também aprendemos padrões para fazer funcionar uma coisa da maneira que queremos, para podermos interpretar e daí tomar as decisões”, precisou.
Esclareceu que a IA automatiza tarefas ajudando as pessoas a ganhar tempo e a acelerar o seu desenvolvimento e a produção.
Neste âmbito, avançou que o país pode adoptar a utilização do IA em sectores como turismo, na monitorização ambiental, agricultura, inteligente e segurança, e na educação.
No seu entender, os profissionais devem ver o IA como uma aliada no processo de inovação e crescimento, mas como uma mudança que, se bem aproveitada, poderá abrir novos horizontes para o futuro do trabalho.
O Workshop Nacional de Avaliação do Panorama de Inteligência Artificial (AILEA) é promovido pela Business Incubation Center (BIC) em parceria com a PNUD no âmbito da Semana do Incubado.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar