Instituto de medicina legal capacita profissionais que actuam na investigação, prevenção e resposta a crimes sexuais contra menores

Inicio | Sociedade
Instituto de medicina legal capacita profissionais que actuam na investigação, prevenção e resposta a crimes sexuais contra menores
15/11/25 - 02:30 pm

Porto Novo, 15 Nov (Inforpress) – Aspectos médico-legais, forenses e jurídicos na elucidação de crimes sexuais contra menores e gestão do local de crime é tema de uma formação promovida pela INMLCF, no dia 18 de Novembro, na cidade do Porto Novo, Santo Antão.

A formação, destinada a profissionais da Polícia Nacional, Polícia Judiciária, bombeiros, delegacia de Saúde, Ministério Público, instituições judiciárias e de entidades ligadas à protecção de menores, é uma iniciativa do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), numa parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Uma nota de imprensa do INMLCF, enviada à Inforpress, explica que a formação se enquadra na necessidade de reforçar a capacidade técnica, a articulação interinstitucional e a uniformização de procedimentos entre os profissionais que intervêm na investigação, prevenção e resposta a crimes sexuais contra menores.

A formação, cuja abertura vai ser presidida pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, vai ainda debruçar-se sobre a gestão adequada do local de crime, aspectos considerados essenciais para a protecção das vítimas e para uma justiça eficaz, avança a mesma nota.

O programa integra exposições técnicas, abordagens jurídico-penais, apresentações especializadas da Polícia Judiciária, análise de casos, bem como uma simulação prática de gestão do local de crime, enfatizando a recolha, preservação e cadeia de custódia de vestígios.

Além da secretária de Estado da Inclusão Social, a formação vai contar ainda com a presença da presidente do INMLCF, I.P., Ineida Sena, do Representante residente do Unicef, David Matern e da presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar