Tarrafal, São Nicolau, 04 Jul (Inforpress)- Nicolau Soares, ex-militar da primeira corporação das Forças Armadas (FA) de Cabo Verde, afirmou hoje que há uma “falta de patriotismo”, relativamente à importância do 05 de Julho.
Nicolau Soares, que falava da importância da comemoração do Dia da Independência, sublinhou que há uma “falta de patriotismo” no país, tendo em conta que muitas pessoas não reconhecem a importância desta data.
“O 5 de Julho é a data mãe que deve orgulhar todo o cabo-verdiano e que todos devem defender, contudo podemos verificar que várias pessoas ainda não dão a devida importância a esta data”, afirmou.
A mesma fonte entende ainda que, ao longo dos 50 anos de independência nacional houve desenvolvimento, mas que o cabo-verdiano não tem explorado bem o lado da democracia que o define enquanto cidadão.
“Apesar dos ganhos verificados ao longo dos 50 anos, ainda em São Nicolau a população enfrenta vários problemas, principalmente a nível dos transportes, o que prejudica o desenvolvimento da ilha”, indicou.
No que diz respeito ao município do Tarrafal, fala de um “sentimento de tristeza”, sendo que não estão previstas actividades para celebrar esta data que, segundo a mesma fonte, deve ser comemorada a nível central e local.
No seu entender, é necessário um trabalho de sensibilização voltado para a cidadania, de forma a despertar o interesse das pessoas sobre a real importância e o reconhecimento que devem dar a esta data.
LS/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar