Inaugurada nova sala de ginástica da Escola Secundária Cesaltina Ramos para diversificar a prática desportiva

Inicio | Desporto
Inaugurada nova sala de ginástica da Escola Secundária Cesaltina Ramos para diversificar a prática desportiva
28/04/25 - 04:06 pm

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) - O ministro Adjunto do Primeiro-Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, inaugurou hoje a nova sala de ginástica da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (ESPCR), em Achada Santo António, na Praia, visado diversificar a prática desportiva.

Em declarações à imprensa, o governante realçou a importância deste espaço para os atletas desta escola e toda a comunidade deste bairro, afirmando que é um espaço que pode ser utilizado para a prática de outras modalidades.

“Esta sala de ginástica tem a primeira pista praticável para a ginástica acrobática em Cabo Verde, contribuindo assim para que os praticantes do desporto melhorem a sua performance”, sublinhou.

Este novo espaço fruto de uma parceria entre o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a ESPCR, visa reforçar a disciplina de ginástica e diversificar a prática desportiva no ambiente escolar, proporcionando aos alunos condições adequadas para o desenvolvimento de actividades físicas e para a identificação de novos talentos nesta modalidade, conforme a mesma fonte.

Segundo o governante, esta infra-estrutura enquadra-se numa estratégia de investimento mais alargado a nível do desporto escolar, que tem como objectivo melhorar as placas desportivas em vários estabelecimentos de ensino secundário do país.

“O objectivo é chegar a todos os municípios e localidades onde as oportunidades com as infra-estruturas são mais difíceis”, enfatizou Carlos Monteiro, sublinhando que a ideia é apetrechar as escolas com melhores condições para a prática de jogos das olimpíadas e do desporto escolar.

Para a Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, avançou que estão a ver espaços para fazerem uma placa de vólei de Praia e também no liceu Domingos Ramos. “Dentro daquilo que tivermos condições de melhorias do parque desportivo escolar nas escolas, vamos fazer”.

Por sua vez, o director da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, António Tavares Afonso, caracterizou a infra-estrutura como uma “grande iniciativa”, considerando que estão abertos para os que pretendem praticar a modalidade nesta escola.

António Tavares Afonso aproveitou a ocasião, para agradecer o Governo pelo apoio e avançou que já lançaram ao Executivo o desafio de apoiá-los no sentido de fazerem a cobertura da placa desportiva.

Quanto à construção de um campo de vólei de Praia para servir a comunidade escolar e a população local, disse que já tem garantia de que vai ser construído.

De realçar que este evento está inserido dentro das actividades da comemoração dos 30 anos desta ESPCR, que se comemora na quarta-feira, 30.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar