Ilha Sal/Dia do Município: Deputados municipais apelam à mais responsabilidade social

Inicio | Política
Ilha Sal/Dia do Município: Deputados municipais apelam à mais responsabilidade social
14/09/24 - 09:19 am

Espargos, 14 Set (Inforpress) - Os deputados municipais saudaram, nesta sexta-feira, 13, mais um aniversário do município do Sal, apelando à mais responsabilidade social dos munícipes e ao direito de questionar as decisões que afectam a vida de todos.

A sessão solene do dia do município, celebrado anualmente a 15 de Setembro, e antecipada para esta sexta-feira, 13, teve uma recepção da Banda Municipal, antes das habituais intervenções.

Para o deputado do grupo independente Sociedade em Acção para Liberdade (SAL), Ravelino Reis, é preciso que cada município seja agente activo na construção do município.

“Todos nós temos a responsabilidade de participar e questionar as decisões que afectam a todos nós e é esta atitude que vai nos garantir uma melhor qualidade de políticas públicas e um impacto mais consistente e duradouro nas nossas ilhas”.

Já para o líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), José Paixão, este é o momento de lançar um olhar em jeito de balanço sobre a realidade da ilha do Sal de modo a valorizar os feitos positivos, criticar os negativos e projetar o futuro.

“Só avaliando em permanência o nosso desempenho estaremos em condições de melhorar a nossa capacidade de intervenção a bem desta ilha que todos amamos, embora tendo pontos de vista diferentes sobre a dinâmica “, referiu.

Para a mesma fonte, o município do Sal dispõe de um dos maiores orçamentos municipais do país, per capita, e, no entanto, “não consegue fazer uma gestão capaz de diminuir o deficit orçamental”.

Por sua vez, a líder da bancada do Movimento para Democracia, Luísa Fortes (MpD-poder) sublinhou que “todos devem continuar empenhados” em contribuir para uma ilha cada vez mais inclusiva”.

“Estamos conscientes dos desafios da ilha, onde todos os dias procuram respostas, na educação, na saúde, no saneamento, na energia, mas nem tudo foi possível ser feito e nem poderia”, sublinhou a deputada.

Luísa Fortes acrescentou que com o “sentido de dever cumprido” que vai se terminar mais um mandato, “com zelo e dedicação”, para o desenvolvimento deste município.

O dia do município do Sal é celebrado a 15 de Setembro, e desde o princípio do mês a autarquia tem vindo a realizar um leque de actividades para comemorar mais um aniversário do Município.

O ponto alto das festividades é a 32ª edição do Festival de Música da Praia de Santa Maria que arrancou na noite desta sexta-feira, 13, na cidade turística de Santa Maria, este ano em homenagem aos artistas salenses Mirri Lobo e Dynamo.

NA/IMV

Inforpress/Fim

Partilhar