Ilha do Sal: Noventa profissionais capacitados em segurança alimentar para reforçar confiança no destino Cabo Verde

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Noventa profissionais capacitados em segurança alimentar para reforçar confiança no destino Cabo Verde
20/03/26 - 09:59 pm

Espargos, 20 de Março (Inforpress) – Noventa profissionais da hotelaria e restauração, no Sal, receberam hoje os seus certificados após concluírem uma formação em Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP), visando elevar os padrões de segurança sanitária no turismo.

A acção de capacitação, que decorreu durante duas semanas dividida em três turmas, foi promovida pelo Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) e teve como foco principal, dotar os operadores económicos de ferramentas práticas, para garantir a saúde pública e a reputação do país como um destino seguro e sustentável.

Para a formadora responsável, Zuleika Rodrigues, a receptividade dos operadores foi positiva, sublinhando que a implementação do sistema HACCP não é apenas uma opção, mas uma obrigação legal e ética.

"A saúde pública é inegociável. Cada um destes formados é, agora, um embaixador de confiança", afirmou, ressalvando, no entanto, que o desafio reside na aplicação prática e constante dos conhecimentos.

"Há ainda alguma resistência na implementação prática, por isso a fiscalização e a monitorização têm de ser frequentes para garantir que o que se aprende se põe em prática. O turismo seguro é o que garante uma experiência de qualidade e sustentabilidade", defendeu a formadora.

Por sua vez, a administradora do Instituto do Turismo de Cabo Verde, Dilma Gomes, destacou que este investimento no capital humano é uma "estratégia para proteger as marcas e o destino".

Segundo a responsável, a formação é um passo concreto para alinhar Cabo Verde com os padrões internacionais mais rigorosos de segurança alimentar.

"Não vemos a capacitação como um custo, mas como um investimento nas pessoas que trabalham no sector. Queremos estar entre os melhores, oferecendo um destino organizado e com padrões de qualidade ao mais alto nível", afirmou Dilma Gomes.

A mesma fonte aproveitou para anunciar que a essa formação será levada, brevemente, à ilha da Boa Vista, além de novas acções destinadas a guias de turismo e associações locais.

Entre os beneficiários, o sentimento é de superação. Liliana Soares, uma das formandas, confessou que o impacto inicial foi de "medo" perante a complexidade do tema, mas que a formação abriu portas para melhorias imediatas nos seus estabelecimentos.

"No início pensamos que não estávamos preparados, mas a formação mostrou-nos como melhorar. Já comecei a aplicar os materiais na minha área de produção. É fundamental para mantermos os nossos empreendimentos abertos e levar segurança ao público", partilhou a formanda.

A cerimónia de encerramento reforçou a mensagem de que a segurança alimentar é um “pilar fundamental” para a retoma e consolidação da dinâmica turística na ilha do Sal e em todo o arquipélago.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar