Ilha do Sal: Controladores de tráfego aéreo suspendem greve após requisição civil do Governo

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Controladores de tráfego aéreo suspendem greve após requisição civil do Governo
03/12/25 - 03:37 pm

Espargos, 03 Dez (Inforpress) – A greve dos controladores de tráfego aéreo da ASA, prevista para arrancar hoje e prolongar até 06 deste mês, foi suspensa esta manhã pelo sindicato dos trabalhadores, após o Governo decretar requisição civil.

Os controladores da FIR Oceânica do Sal concentraram-se às 07h00 à porta do posto de trabalho, empunhando cartazes com mensagens como “Segurança aérea começa aqui”, “Descanso não é luxo, é segurança” e “CTA cansado, voo arriscado”, reafirmando que as reivindicações estão ligadas a condições laborais e à segurança operacional.

No entanto, às 10h30, o sindicato anunciou a suspensão da paralisação.

“Com a requisição civil, da forma como foi decretada, fica evidente que esvazia o objectivo da greve. Por isso, em concertação com os controladores das três ilhas, decidimos suspender o protesto”, declarou a presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (SINTCAP), Maria de Brito.

Segundo a sindicalista, imediatamente após a suspensão, o sindicato e os controladores irão reunir-se para definir novos passos e estratégias de actuação. 

Maria de Brito lamentou ainda a intervenção do Governo junto ao Conselho de Administração da ASA, considerando que, em vez de promover o diálogo e a resolução das reivindicações, o executivo optou por “uma medida de força” que impede o exercício de um direito constitucional.

“Preferiu-se impedir que os controladores exercessem um direito consagrado na Constituição e no Código Laboral, forçando trabalhadores a trabalhar num dia em que pretendiam estar em paralisação total, por descontentamento com o que se passa”, afirmou.

Também o controlador David Évora reforçou que a adesão à greve era total em todas as ilhas.

“No Sal foi 100%, na Praia 100%, em São Vicente 100%. A partir do momento em que foi decretada essa requisição civil, resta-nos reunir e definir que passos vamos dar a partir de agora”, disse.

A requisição civil divulgada pelo Governo inclui a lista de controladores que deverão assegurar os serviços mínimos considerados indispensáveis para as operações aeroportuárias e aéreas, tanto na FIR Oceânica do Sal como nos restantes aeroportos do país.

O sindicato assegura que a suspensão da greve não significa recuo e promete continuar a luta por melhores condições de trabalho e pela garantia da segurança operacional, que consideram estar em risco devido ao desgaste da classe.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar