Santa Maria, 30 Abr (Inforpress) – O grupo musical Calema, composto pelos irmãos António e Fradique Mendes Ferreira, sublinhou a sua profunda ligação com Cabo Verde e promete um concerto “memorável”, no Sal, ilha que consideram especial e onde sempre foram recebidos cheios de "euforia".
A dupla expressou esse entusiasmo em actuar novamente em solo cabo-verdiano, durante uma conferência de imprensa concedida hoje no Sal, horas antes de um concerto integrado na sua Tour Voyage.
Este concerto em específico “não vai ser diferente”, conforme António Mendes Ferreira, antecipando um espetáculo que marca a recta final da sua actual digressão, com encerramento previsto para Junho.
A escolha do Sal para uma das últimas apresentações desta tour reflecte o “apreço” do grupo pelo acolhimento que sempre receberam no arquipélago.
"Não tinha como fazermos este Tour Voyage sem passar por aqui para agradecer, de certa forma, tudo que o público da ilha do Sal nos deu", reiteraram.
Recordando visitas anteriores, tanto em lazer como em trabalho, os irmãos destacaram o ambiente acolhedor da ilha, mencionando o clima, o povo e as amizades construídas, afirmando que enquanto profissional, foram sempre muito bem recebidos.
No que concerne ao repertório para o concerto desta noite em Espargos, o grupo não adiantou detalhes específicos sobre surpresas, incentivando o público a comparecer, contudo, confirmaram que as novas músicas lançadas recentemente farão parte do alinhamento, proporcionando aos fãs a oportunidade de as ouvir ao vivo.
Os irmãos também abordaram as “fortes raízes cabo-verdianas” do grupo, apesar de terem nascido em São Tomé e Príncipe.
A influência cultural do arquipélago é uma constante na sua música, com referências e colaborações que celebram a lusofonia, é um exemplo a recente parceria com o artista Dino de Santiago numa canção que evoca a história dos seus avós e da emigração cabo-verdiana.
Olhando para o futuro, a dupla Calema adiantou que tem na agenda um “concerto significativo” no Estádio da Luz, em Lisboa, agendado para Junho, que consideram um momento histórico para a lusofonia.
Além disso, adiantaram planos para diversas colaborações com artistas de diferentes países lusófonos ao longo do ano.
O espetáculo desta noite no Sal é, para o Calema, mais do que um espetáculo, representando uma oportunidade de retribuir o carinho do público cabo-verdiano e celebrar os laços culturais que unem os países de língua portuguesa.
"Estamos ansiosos, ansiosos para receber todos vocês e nós com a música vamos levar o calor, levar boa energia, que é para passarmos um momento top", finalizaram.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar