Ilha do Maio acolhe formação em Primeiros Socorros Psicológicos destinada a líderes comunitários e psicólogos educacionais

Inicio | Sociedade
Ilha do Maio acolhe formação em Primeiros Socorros Psicológicos destinada a líderes comunitários e psicólogos educacionais
27/10/25 - 06:22 pm

Porto Inglês, 27 Out (Inforpress) – A ilha do Maio acolhe, de hoje a 29 de Outubro, uma formação em Primeiros Socorros Psicológicos promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, visando reforçar a resposta comunitária em saúde mental.

De acordo com uma nota do Ministério da Saúde, a iniciativa insere-se no Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental (2021–2025) e tem como objectivo capacitar psicólogos educacionais e líderes comunitários para oferecerem uma primeira resposta adequada em situações de sofrimento emocional, contribuindo para a promoção da saúde mental nas comunidades.

A mesma fonte sublinha que os líderes comunitários e os psicólogos educacionais, por estarem próximos das populações e dos territórios, são agentes estratégicos na identificação de casos, no apoio imediato e na articulação com os serviços de saúde.

Com base em evidências e práticas reconhecidas internacionalmente, a formação visa reforçar as competências destes profissionais e líderes locais para prestarem apoio inicial em situações de crise e contribuírem para a prevenção de agravamentos em saúde mental nas respectivas comunidades.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar