Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – O docente em Economia José Carlos Teixeira compartilhou hoje com os jovens ensinamentos sobre gestão financeira, destacando a importância de identificar de forma clara os desafios e adotar estratégias eficazes para superar crises financeiras.
No âmbito do workshop “Gestão de Liquidez e Tesouraria”, organizado na cidade da Praia pela Geração B-Bright, o especialista em finanças transmitiu aos jovens participantes conhecimentos importantes sobre a gestão financeira.
Em declaração aos jornalistas, José Carlos Teixeira explicou que, embora a formação seja simples, ela pode ter um impacto significativo na vida dos jovens, especialmente para aqueles que não possuem conhecimentos prévios de finanças.
“A ideia é introduzir conceitos essenciais de funções financeiras, destacando as diferenças cruciais entre tesouraria e liquidez, algo que muitas vezes gera confusão, até mesmo em empresas estabelecidas”, afirmou.
Segundo o especialista, a capacitação em gestão financeira desde cedo é fundamental para o desenvolvimento dos jovens, fornecendo-lhes ferramentas para a vida profissional e empresarial.
“Acredito que qualquer acção, por mais simples que seja, pode fazer a diferença. Estes jovens sairão daqui mais capacitados e com uma compreensão mais clara das suas finanças pessoais e profissionais”, afirmou.
A questão da tesouraria e da liquidez foi abordada como um desafio central para muitas empresas, especialmente em tempos de crise. O docente destacou que as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas em Cabo Verde muitas vezes têm origem em uma má gestão da liquidez.
Por sua vez, o presidente da organização Geração B-Bright, Rafael Teixeira, manifestou a esperança de que os participantes saiam da formação mais capacitados e com uma visão mais ampla da gestão de liquidez e tesouraria.
Kevin Tavares, um dos participantes, que veio do bairro de Ponta d’Água, demonstrou grande expectativa em relação à formação, considerando-a enriquecedora.
“Estamos na era do empreendedorismo. É importante investir em formações que possam contribuir para o desenvolvimento das empresas e, para mim, como um possível empresário no futuro, será uma mais-valia que ajudará a alcançar meus objectivos”, disse.
Já Denise Cabral, empreendedora e estudante de Gestão de Recursos Humanos, que veio de Santa Catarina, elogiou a iniciativa. Para ela, a questão da liquidez tem impactado directamente a sustentabilidade das empresas.
“Se não conseguirmos gerir bem a tesouraria, isso refletirá directamente nos negócios”, concluiu.
JBR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar