Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O ICIEG promove esta segunda-feira, 15, uma jornada de reflexão sobre a participação política em Cabo Verde, na perspectiva de género, visando identificar os desafios e estratégias para uma representação democrática mais plural, inclusiva e paritária.
De acordo com uma nota de imprensa da instituição, o evento marca o Dia Internacional da Democracia, celebrado anualmente a 15 de Setembro, para chamar a atenção para a necessidade de defender os princípios da inclusão, liberdade, tratamento igualitário entre os indivíduos, paz e desenvolvimento sustentável.
É neste sentido que o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), enquanto instituição pública que trabalha em prol da igualdade e equidade de género, com o financiamento do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, pretende realizar esta jornada de reflexão.
O objectivo, de acordo com a mesma fonte, é promover o diálogo e a reflexão sobre a participação política em Cabo Verde, sob a lente do género e identificar os desafios e as estratégias possíveis para uma representação democrática plural, inclusiva, paritária e participativa.
“A jornada seguirá uma metodologia participativa que estimula a reflexão, debate e partilha de experiências, incentivando os participantes a identificarem melhorias conforme as suas ambições políticas e compromisso com a igualdade de género”, explicou.
Além da cidade da Praia, o ICIEG prevê também realizar esta jornada em outros municípios como, Calheta de São Miguel, Santa Catarina de Santiago, Sal, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Brava incluindo os eleitos e representantes dos partidos políticos.
O evento, que acontece das 09:00 às 16:00, num dos hotéis da cidade da Praia, contará com intervenções iniciais da presidente do ICIEG, Marisa Carvalho, do coordenador do Escritório Conjunto das Nações Unidas em Cabo Verde, David Matern, e será presidida pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar