Cidade da Praia, 16 Out (Inforpress) – O representante do Secretariado do Grupo Praia apontou hoje como maior desafio do grupo garantir os meios para uma sustentabilidade e uma maior e melhor implantação em Cabo Verde.
José Eduardo Garcia, que falava à imprensa à margem da conferência nacional sobre o Grupo Praia em Estatísticas de Governança, revelou que o trabalho do grupo é a produção de dados metodológicos para que os institutos possam produzir estatísticas.
O Grupo, segundo disse, trabalha com países do norte global e do sul global, sendo um dos co-chairs da dimensão da não discriminação a Finlândia, do norte global, enquanto que o outro é o INEI do Peru, da América Latina, da participação política.
Um outro co-chair apontado foi a Noruega, assim como uma maior participação de países africanos e da América Latina.
Quanto à maior implantação em Cabo Verde, tal é justificado por José Eduardo Garcia pelo facto de constatarem que o trabalho do grupo é pouco conhecido no país, assim como a necessidade do projeto vir a ser validado e utilizado por todos os países a nível global.
Consideroua batalha diplomática e técnica do Governo Cabo Verde, através da representação permanente nos EUA, como essencial para que o grupo trabalhasse a temática das estatísticas da governança.
O Grupo Praia é um conjunto de cidades africanas de estatísticas de governança, criado em 2015 na Comissão de Estatísticas das Nações Unidas (CENU).
Tem como objectivo melhorar as estatísticas de governança, avaliando a demanda por esses dados, fornecendo conselhos sobre sua disseminação e trabalhando na operacionalização das recomendações do manual sobre estatísticas de governança, como os relativos à não discriminação, igualdade e participação política.
PC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar