Cidade da Praia, 25 Jul (Inforpress) - O ministro Gilberto Silva contrariou hoje as críticas do PAICV e afirmou que a oposição “põe abaixo tudo que é acção do Governo” e ignora o aumento da taxa de penetração da rega gota-a-gota de 27% para 57%.
Em declarações à imprensa à margem do lançamento do VI Recenseamento Geral da Agricultura, na cidade da Praia, o titular das pastas da Agricultura e Ambiente destacou os “projectos estruturantes no sector” que, na sua óptica, contrariam as alegações da bancada do PAICV sobre as políticas públicas e investimentos no sector primário em Santiago Norte.
Segundo afirmou, esta crítica corresponde à forma como o PAICV tem estado a fazer a posição na véspera do debate sobre o Estado da Nação, “reprovando tudo o que tem sido as ações do Governo” nos últimos dez anos.
Um exemplo deste investimento, destacou, é o projecto estruturante na zona de Rasta, a mais alta do município de São Lourenço dos Órgãos, tendo conseguido assegurar água desde a cidade da Praia para esta localidade.
Outro investimento, elencou, é o projecto em São Salvador do Mundo que elevou a taxa de ligação de pessoas à rede pública de água de 20% para 73%, aproximando-se daquilo que é a média nacional nesse domínio.
A barragem do Poilão, realçou, foi criada para usar água na Santa Cruz, quando está localizada na fronteira, o que inclui São Lourenço dos Órgãos, frisando que o agricultor não teve a possibilidade de ter projectos de distribuição de água daí utilizar a água da barragem.
“Agricultor que está fazendo agricultura, está utilizando a água da barragem”, pontuou, afirmando que este Governo foi “o único a desassorear" a barragem do Poilão, num investimento de 50 mil contos, possibilitando que a retoma de água para a regra jusante não ficasse completamente obstruído.
“Portanto, tudo isto é perfeitamente ignorado pelo PAICV, desprezando, obviamente o sistema de dessalinização de água, comparando o volume de água por dia. 365 dias no ano que não depende de chuva, porque estamos a dessalinizar a água de mar”, indicou.
O PAICV manifestou na quarta-feira, 23, descontentamento com a gestão do Governo e afirmou que o executivo tem sido um “autêntico fracasso” no que diz respeito às políticas públicas e investimentos no sector primário.
O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), António Fernandes, destacou os “numerosos obstáculos” enfrentados pela população e pelos agricultores na região norte.
Pontuou que a ausência de investimentos adequados na agricultura, na saúde e nas infra-estruturas tem contribuído para o agravamento da situação em Santiago Norte.
Citou a barragem de Poilão que, apesar da sua capacidade, não possui um plano de utilização definido pelo Governo deixando os agricultores à deriva na gestão dos recursos hídricos.
LT/AA
Inforpress/Fim
Partilhar