Governo reconhece transtornos causados por cortes de energia e garante normalização em breve (c/áudio)

Inicio | Economia
Governo reconhece transtornos causados por cortes de energia e garante normalização em breve (c/áudio)
04/09/25 - 01:50 pm

Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, reconheceu hoje os transtornos causados pelos cortes no fornecimento de energia, em Santiago e Fogo, e assegurou que já na próxima semana haverá um quadro diferente.

À margem do encontro com os deputados do Grupo Parlamentar (GP) do Movimento para a Democracia (MpD) eleitos pelo Círculo Eleitoral de Santiago Sul, o governante explicou que a causa das interrupções está relacionada com avarias, e não com a falta de capacidade instalada na produção de energia na ilha, que é superior à procura máxima.

Conforme garantiu, o Governo está a acompanhar de perto a situação e apoia os esforços para a normalização do serviço o mais rápido possível.

O ministro destacou que investimentos em curso, como a expansão do parque eólico, que deverá entrar em funcionamento ainda este ano, irão duplicar a capacidade instalada, assegurando maior estabilidade no fornecimento.

Além disso, esclareceu, será instalada uma bateria de grande potência na rede eléctrica, aumentando a resiliência do sistema, o que irá permitir segurar um futuro com maior estabilidade também no fornecimento de energia.

“Já na próxima semana poderemos ter um quadro diferente e regressar à normalidade, se não surgir nenhum outro imprevisto”, afirmou o ministro, acrescentando que as novas tecnologias, incluindo turbinas eólicas instaladas em torres mais altas, permitirão aproveitar ventos mais constantes e regulares.

O governante ressaltou ainda que as soluções tecnológicas adoptadas irão garantir maior qualidade no serviço, com menos interrupções, devido a equipamentos menos susceptíveis a avarias.

O que significa, explicou, que o país terá maior resiliência no futuro, em relação ao que nós temos neste momento, que é a sobreposição de grupo parado em manutenção, avarias a ocorrer simultaneamente, com menos vento.

Alexandre Monteiro assegurou, na ocasião, que os investimentos realizados vão reforçar a segurança e a estabilidade do sistema energético, colocando fim à situação irregular que afecta a ilha desde finais de Julho e início de Agosto.

“Mas também com soluções tecnológicas que garantam mais estabilidade na qualidade do serviço prestado.  Portanto, menos interrupção, porque estamos a falar de tecnologia menos susceptível a avarias e necessidades de substituição de peças”, enfatizou.

O administrador da EDEC, Antão Cruz, anunciou no dia 25 de Julho que os sucessivos cortes de energia que afectaram a cidade da Praia foi devido a avarias em dois geradores de maior potência.

Já no município de São Filipe, Fogo, a avaria mecânica no grupo gerador da central única da ilha está na origem dos cortes sucessivos e frequentes de energia, segundo a empresa.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar