Governo aposta nas TIC para reforçar empregabilidade e competitividade do país

Inicio | Política
Governo aposta nas TIC para reforçar empregabilidade e competitividade do país
30/07/25 - 03:58 pm

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O Governo anunciou hoje que vai reforçar a sua aposta no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) considerado estratégico para a empregabilidade dos jovens e para o reforço da competitividade do país a nível internacional.

A medida saiu da reunião do Conselho de Ministros, da última terça-feira, 29, que aprovou o projecto de resolução que autoriza o Ministério da Promoção de Investimento e Fomento Empresarial a realizar despesas com os acordos de financiamento entre o Fundo de Promoção de Emprego e da Formação e as entidades formadoras públicas e privadas.

Segundo o ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que falava esta manhã, em conferência de imprensa, trata-se de um investimento de 517 mil contos, para realizar 150 acções de formação e abranger cerca de 3.200 jovens em todos os municípios do país.

A ideia é continuar a generalizar o acesso à formação profissional e garantir que os jovens cabo-verdianos tenham acesso a formação de qualidade de modo a integrá-los no mercado de trabalho, tanto a nível nacional como internacional.

Tendo em conta que a área das TIC tem sido identificada como um dos sectores cruciais em termos de criação de emprego qualificado e sustentável, sublinhou que a aposta nesta área visa, não apenas, responder à procura crescente do mercado, mas também, melhorar a qualidade dos serviços prestados no país, com profissionais mais bem preparados.

O Conselho de Ministros aprovou também a proposta de resolução que autoriza a realização da 10.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública.

A iniciativa prevê abranger 200 jovens, entre os 18 e os 35 anos, com formação superior ou qualificação profissional reconhecida, permitindo-lhes um primeiro contacto com o sector público e promovendo a sua integração no mercado laboral.

O Governo aprovou também a proposta de resolução que institui o dia 25 de Julho como o Dia Nacional dos Condutores Profissionais de Transportes Rodoviários, prestando reconhecimento aos profissionais do sector, como taxistas e condutores de transporte rodoviário.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar