Fundação Konrad Adenauer quer Cabo Verde como parceiro na promoção da democracia

Inicio | Cooperação
Fundação Konrad Adenauer quer Cabo Verde como parceiro na promoção da democracia
14/05/24 - 08:59 pm

Cidade da Praia, 14 Mai (Inforpress) - O consultor político da Fundação alemã Konrad Adenauer (KAS), Wilhelm Hofmeister, enalteceu hoje, na cidade da Praia, a evolução da democracia cabo-verdiana, considerando que ela está a viver um processo “bastante positivo”.

“Por isso, queremos estreitar as relações com Cabo Verde, na qualidade de um parceiro para promover a democracia”, avançou Wilhelm Hofmeister, em declarações aos jornalistas à saída de um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

“É uma das democracias mais estáveis e mais consolidadas no continente africano, o que é relevante, sobretudo quando noutros países está com muitos problemas”, notou a mesma fonte, que integra uma delegação da KAS que está de vista a Cabo Verde a convite da Fundação Mérito e Democracia.

Durante o encontro com o chefe do Governo, informou que falaram sobre as relações entre Cabo Verde e Alemanha e de como a KAS, “embora não seja uma instituição governamental”, pode promover intercâmbio a nível sociedade civil e com as instituições nacionais.

“Há muito interesse do primeiro-ministro em estreitar as relações entre Cabo Verde e Alemanha, e nós estamos disposto a fazer a nossa parte para que isto aconteça”, contou Wilhelm Hofmeister

A Fundação Konrad Adenauer é uma instituição benemerente alemã fundada em 1956 como "Sociedade para a Obra da Educação Cristã Democrática" e rebatizada em 1964, em homenagem ao ex-chanceler Konrad Adenauer. A sede da fundação está localizada em Berlim.

Financia pesquisas políticas, nos moldes de um “centro de estudos”, mas a maior parte de seu patrocínio está na pesquisa em ciências sociais não directamente conectada ao arcabouço político.

Contando com mais de 70 escritórios no mundo inteiro e projectos em mais de 120 países, a fundação contribui, por iniciativa própria, para a promoção da democracia, do estado de direito e da economia social de mercado.

OM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar