Cidade da Praia, 27 Mai (Inforpress) – O primeiro Fórum Internacional “Mulher e os Desafios do Desenvolvimento” homenageia, na cidade da Praia, 50 mulheres cabo-verdianas residentes no país e na diáspora que se destacaram ao longo dos 50 anos de independência nacional.
A distinção acontece no âmbito do primeiro Fórum Internacional “Mulher e os Desafios do Desenvolvimento” e terá lugar na próxima quinta-feira, 29, às 16:00, no Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
O Governo será representado pela secretária de Estado da Família e Inclusão Social, Lídia Lima.
O primeiro Fórum Internacional “Mulher e os Desafios do Desenvolvimento” está a ser organizado por diferentes organizações de mulheres cabo-verdianas, entre as quais o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
Segundo a organização, o evento marca os 50 anos da independência nacional de Cabo Verde, os 50 anos da presença das Nações Unidas no arquipélago, bem como os 30 anos da Declaração e Plataforma de Acção de Pequim, adoptada na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, em 1995.
Entre os participantes estarão activistas sociais, governantes, parlamentares, representantes da diáspora, personalidades do meio académico e do sector privado, bem como jovens mulheres empreendedoras provenientes de todas as ilhas de Cabo Verde, da sub-região africana, da Europa e América Latina.
Sob o lema “Mais Participação, Melhor Futuro”, o fórum deve reunir especialistas nacionais e internacionais, num espaço de reflexão, partilha de experiências e construção de soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres no processo de desenvolvimento, com enfoque em Cabo Verde, na região da África Ocidental e no Brasil.
A abertura oficial deste evento será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves, no dia 30, às 09:00, no referido espaço da universidade pública.
Ainda, a anteceder este fórum, está prevista para esta quarta-feira, 28, uma sessão de cinema “Momento Nhanha: Olhares Femininos do Audiovisual Cabo-verdiano”, realizada em parceria com o Kuletivo Nhanha, às 18:30, no auditório da Garantia, em Chã d’Areia.
De acordo com a organização, a mostra reúne curtas-metragens assinadas por realizadoras cabo-verdianas e celebra a criatividade feminina no sector audiovisual.
ET/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar