
São Filipe, 12 Jan (Inforpress) – O Projecto Destino Fogo, em parceria com a Associação Italiana de Turismo Responsável, promove a partir de hoje e durante quatro dias uma acção de capacitação em gestão de agroturismo – modelo de multifuncionalidade.
A formação, promovida pelo Projecto Destino Fogo – Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação na Oferta em Fogo, implementado pela organização não-governamental italiana Cospe, visa reforçar as competências dos operadores turísticos locais, facilitando a sua integração no circuito turístico, com especial enfoque nas áreas protegidas e zonas envolventes.
A formação aposta num modelo de turismo sustentável, que valoriza a multifuncionalidade do espaço rural, a preservação ambiental e o aproveitamento dos recursos endógenos, promovendo práticas responsáveis e inovadoras, segundo o coordenador local do projecto, José Lopes Araújo.
A acção de capacitação decorre de hoje a sexta-feira, 16, no Centro de Emprego e Formação Profissional, e insere-se numa estratégia mais ampla de promoção de um turismo inclusivo, comunitário e ambientalmente responsável, com impacto positivo no desenvolvimento socioeconómico local.
O Projecto Destino Fogo é cofinanciado pela União Europeia, pelo Fundo do Canadá para Iniciativas Locais (CFLI) e pela Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa.
Está sendo implementado pela Cospe em parceria com as três câmaras municipais da ilha do Fogo, a Associação Projecto Vitó, a Rede Laço Branco Cabo Verde, a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (VBG) e a FG Turismo.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar