São Filipe, 12 Jul (Inforpress) - São Filipe celebra hoje, 12 de Julho, os 103 anos da sua elevação à categoria de cidade com sessão solene da Assembleia Municipal que contou com a presença do antigo Presidente da República, Pedro Pires.
Num ano em que Cabo Verde assinala os 50 anos da sua independência, a presença de Pedro Pires foi descrita pelo presidente da Assembleia Municipal, Luís Nunes, como um "acto de profundo simbolismo e reconhecimento" à história e aos protagonistas que moldaram o destino do país.
Nunes destacou a importância da ocasião como um momento de reflexão sobre o passado e projecção do futuro da cidade.
“A história é a raiz do nosso passado, sustenta o nosso presente e nos orienta para o futuro que queremos construir”, afirmou Luís Nunes que aproveitou a cerimónia, para homenagear todos os combatentes da liberdade da pátria.
O presidente da Assembleia Municipal destacou, na sua intervenção, os avanços “significativos” que São Filipe conheceu nos últimos quatro anos e meio, sob a liderança do edil Nuías Silva com realce pelas obras de requalificação do centro histórico, asfaltagem de ruas, construção de espaços públicos como a Alameda de Cruz dos Passos, bem como a reabilitação de infra-estruturas em várias localidades do interior do município.
“A nossa invicta cidade está a cada dia mais linda, mais atractiva e mais inclusiva”, frisou o presidente da Assembleia Municipal, elogiando a visão e ousadia da actual liderança autárquica.
Apesar dos progressos, foram apontadas preocupações sérias, sobretudo no sector dos transportes, nomeadamente, a imprevisibilidade das ligações aéreas e marítimas que continuam a afectar os foguenses com cancelamentos frequentes e irregularidades que prejudicam residentes, emigrantes e operadores económicos.
A recente modernização do aeródromo de São Filipe foi elogiada, mas levantou-se a sugestão de priorizar a ampliação da pista em vez da iluminação, como estratégia mais eficaz para impulsionar o turismo e a economia regional e lembrou que o compromisso de construção de um aeroporto de médio porte constitui prioridade.
A sessão também celebrou os 34 anos da instalação do poder local democrático em Cabo Verde e o papel da Assembleia Municipal de São Filipe foi enaltecido como uma instituição próxima dos cidadãos, comprometida com a fiscalização, a transparência e o desenvolvimento do município.
Foi anunciado que, durante o mandato, serão promovidas sessões descentralizadas em várias localidades, com o objectivo de aproximar ainda mais o poder local dos munícipes e reforçar a sua participação activa nas decisões.
O presidente da Assembleia Municipal agradeceu a presença de todos e deixou uma mensagem de união e compromisso com o desenvolvimento sustentável de São Filipe.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar