
São Filipe, 02 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo está a executar acções financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência (FNE), no quadro de um protocolo destinado a apoiar as populações afectadas pelo incêndio de 22 de Maio de 2025.
Segundo o edil Manuel Teixeira, o município recebeu 50 por cento (%) do valor global do contrato, que ascende a cerca de 6.500 contos, montante destinado a apoiar agricultores e criadores de gado das localidades de Tinteira, Mãe Joana e Estância Roque, afectados pelo incendio.
O autarca explicou que a execução do apoio tem enfrentado algumas dificuldades na identificação dos beneficiários, uma vez que existem situações de herança e titularidade complexa, mas garantiu que o processo está em fase avançada.
“Já conseguimos beneficiar alguns criadores de gado com a distribuição da primeira remessa de milho e, ainda esta semana, vamos abranger outros agricultores e criadores que ainda não tinham sido contemplados, com reforço de milho e ração, enquanto aguardamos a chegada das chuvas”, afirmou.
Além do apoio directo às famílias afectadas, o protocolo prevê ainda a afectação de parte dos recursos à recuperação agrícola, nomeadamente a construção do acesso à zona agrícola de Monte Capado, cuja gestão ficará a cargo da Câmara Municipal, que irá solicitar o respectivo desbloqueio para avançar com a obra.
O contrato com o FNE tem como objectivo geral apoiar a recuperação das áreas agrícolas e de pastoreio, promover a reflorestação das encostas e assegurar a retoma das actividades agrícolas e pecuárias nas zonas afectadas pelo incêndio.
Paralelamente, o município aguarda também o avanço de outros projectos financiados pelo Governo, designadamente a construção da Casa de Artesanato em Cabeça Fundão e de um sanitário público em Chã das Caldeiras, com valores de 5.000 contos e 8.800 contos, respectivamente.
Manuel Teixeira esclareceu que os processos estão tecnicamente preparados, mas não puderam avançar para concurso devido ao período eleitoral, e aguarda agora nova indicação do Fundo do Turismo para o lançamento dos procedimentos para selecção de empresas para execução dos projectos.
A Casa de Artesanato será implantada na entrada de Chã das Caldeiras e contará com espaços de produção artesanal, sala de exposição e venda de produtos, bem como um posto de informação turística.
Já o sanitário público integra o projeto das Aldeias Rurais e visa responder a uma necessidade antiga da comunidade local.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar