Fogo: PAICV lamenta morte de Ubaldo Lopes “um distinto militante” e “figura de referência” na ilha

Inicio | Política
Fogo: PAICV lamenta morte de Ubaldo Lopes “um distinto militante” e “figura de referência” na ilha
12/09/25 - 09:15 am

São Filipe, 12 Set (Inforpress) – A Comissão Política Regional (CPR) do PAICV na ilha do Fogo manifestou hoje “profundo pesar” pelo falecimento, nos Estados Unidos da América, de Ubaldo Lopes, um “destacado militante” e “figura marcante” da política, educação e justiça.

Numa nota de pesar, o presidente da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), no Fogo, Luís Nunes, expressou em nome do partido a “profunda tristeza e consternação” com a partida de Ubaldo Lopes, e destacou a sua trajetória de “dedicação à causa pública e à defesa dos valores democráticos”.

Ubaldo Lopes foi um “distinto sanfilipense” que representou o PAICV com “grande dignidade” nos diversos cargos que ocupou ao longo da sua vida, pontuou Luís Nunes, que lembrou que o mesmo foi membro do Conselho de Sector de São Filipe e da Comissão Política Regional do Fogo do PAICV, em que se destacou por “estar sempre na linha da frente” do combate político.

Professor de várias gerações, é lembrado com carinho por todos os que tiveram “a oportunidade e o privilégio de ser seu aluno”, acrescentou a nota da CPR do PAICV.

A mesma fonte adiantou ainda que além disso, Ubaldo Lopes teve uma “carreira notável” como advogado, sendo descrito como um “defensor acérrimo da justiça e liberdade, amplamente respeitado no meio jurídico” foguense e cabo-verdiano.

No campo político, Ubaldo Lopes serviu o município de São Filipe como vereador e presidente da Assembleia Municipal, sempre com “uma postura firme na defesa intransigente dos interesses colectivos e da sua ilha”, sublinhou Luís Nunes.

“A sua partida deixa um enorme vazio, mas o seu legado ficará para sempre na história de São Filipe”, conclui a nota da CPR do PAICV-Fogo, que endereça as mais sentidas condolências à família enlutada.

Nas redes sociais há várias reacções sobre a morte de Ubaldo Lopes, destacando a sua figura e o seu contributo em prol da ilha.

O presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, Fábio Vieira, por exemplo, escreveu na sua página que “a sua partida nos deixou mais pobre, mas que o seu legado permanecerá para sempre entre nós – nas salas de aulas onde ensinou, nos tribunais onde defendeu a razão e, sobretudo, no coração de cada um de nós que teve a honra de o conhecer”

O professor reformado, antigo vereador (1992/96, 2000/08), presidente da Assembleia Municipal de São Filipe (1996/2000) e advogado faleceu quinta-feira, 11, nos Estados Unidos da América onde se encontrava em tratamento.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar