Fogo: Lançada hoje obra de construção da esplanada rústica em Campanas de Cima do projecto Destino Fogo

Inicio | Economia
Fogo: Lançada hoje obra de construção da esplanada rústica em Campanas de Cima do projecto Destino Fogo
30/10/25 - 08:57 am

São Filipe, 30 Out (Inforpress) – A primeira pedra para a construção da esplanada rústica e sustentável em Campanas de Cima é lançada hoje numa iniciativa promovida pela Cooperativa Mulheres Sabores da Terra no âmbito do projecto Destino Fogo.

O anúncio foi feito pela organização não-governamental italiana Cospe, através do projecto “Destino Fogo – desenvolvimento ecológico e sustentável do turismo e inovação na oferta no Fogo”.

A cerimónia, de acordo com a ONG Cospe, marca “um passo importante” na diversificação da oferta turística da ilha do Fogo e “reforça o compromisso com o empreendedorismo feminino e o turismo sustentável” no município de São Filipe.

A construção da esplanada rústica e sustentável simboliza a aposta do projecto num modelo de desenvolvimento turístico inclusivo, centrado na comunidade e na valorização dos recursos endógenos locais.

O espaço, com uma estrutura rústica e sustentável, será dedicado à gastronomia local, promovendo uma ligação directa entre os visitantes e a cultura local, através de experiências autênticas e produtos tradicionais.

O investimento, avaliado em cerca de dois mil contos, faz parte do programa “Apoio ao Terceiro”, que inclui também acções de capacitação especializada para fortalecer a Cooperativa Mulheres Sabores da Terra e impulsionar atividades económicas que beneficiarão directamente a comunidade de Campanas de Cima.

O acto simbólico contará com a presença de representantes da Câmara Municipal de São Filipe, parceiros institucionais e membros da comunidade, reforçando a importância da colaboração para a dinamização sustentável do município.

O projecto Destino Fogo é cofinanciado pela União Europeia, pelo Fundo Canadá para Iniciativas Locais (CFLI) e pela Embaixada da República Federal da Alemanha em Lisboa e implementado pela ONG Cospe, em parceria com as três câmaras municipais da Ilha do Fogo, Projeto VITÓ, Rede Laço Branco Cabo Verde, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a VBG e FG Turismo.

A comunidade de Campanas de Cima, no extremo norte da zona alta do município de São Filipe, ganhou maior visibilidade com a construção da estrada alternativa de acesso a Chã das Caldeiras e que passa pelos três municípios da ilha.

A mesma foi seleccionada para ser a aldeia turística rural do município de São Filipe, com designação de Aldeia Turística Serra das Campanas, enquadrado no programa Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais.

A vereadora do turismo da câmara de São Filipe, Lia Barbosa, disse à Inforpress que neste momento está-se na fase de concurso para a construção das casas de banho e pequenas reparações de moradias.

Nesta primeira fase está previsto a construção/reabilitação de 12 casas de banho, ligação domiciliar de água, pintura e reboco e a reabilitação de sete habitações, nomeadamente substituição da cobertura, para acolhimento de visitantes.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar