São Filipe, 28 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe anunciou a abertura de candidaturas para um número limitado de vagas e bolsas de estudo destinadas a estudantes do município, no âmbito de um protocolo de cooperação com instituições portuguesas.
O protocolo de cooperação tripartido celebrado com a Câmara Municipal de Ourém e a Associação de Ensino e Formação, que gere a escola de Hotelaria de Fátima (EHF), especializada em cursos ligados à hotelaria, turismo e restauração, e a Escola Profissional de Ourém (EPO), com ofertas formativas em áreas técnicas como mecatrónica, informática e design, entre outros.
As bolsas de estudo são destinadas ao ano lectivo 2025/2026 e esta iniciativa representa mais uma oportunidade para jovens de São Filipe que pretendem obter a formação em áreas como hotelaria, turismo, restauração, tecnologias, design, mecatrónica e outras áreas técnicas.
As vagas e bolsas, de acordo com o anúncio da câmara publicado na sua página oficial, destinam-se a estudantes do município de São Filipe que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade e tenham, no máximo, 19 anos ou a completar até 01 de Setembro de 2025.
A Escola de Hotelaria de Fátima disponibiliza três vagas, nomeadamente de técnicos de cozinha/pastelaria, restaurante/bar e de turismo, enquanto a Escola Profissional de Ourém disponibiliza quatro vagas nas áreas de metalomecânica variante de programação e maquinação CNC, design, gestão de equipamentos informáticos e mecatrónica automóvel.
No quadro do protocolo, os estudantes selecionados beneficiarão de subsídio mensal de alojamento, excepto no período das férias, almoços no refeitório da escola durante o período lectivo, subsídio alimentar durante o estágio e bolsa de profissionalização durante o estágio, que decorrerá em três fases.
As candidaturas devem ser entregues até quarta-feira, 30, na Câmara Municipal de São Filipe.
Esta parceria, de acordo com a autarquia, reforça o compromisso com o futuro da juventude local e promove a mobilidade académica e a qualificação profissional como ferramentas como pilares para o desenvolvimento pessoal e comunitário.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar