Fogo: Jovens capacitados como educadores de pares na prevenção do consumo do tabaco

Inicio | Ambiente
Fogo: Jovens capacitados como educadores de pares na prevenção do consumo do tabaco
24/10/25 - 08:59 am

São Filipe, 24 Out (Inforpress) - A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD), em parceria com Organização Mundial da Saúde (OMS), promove hoje uma acção de capacitação de educadores de pares em matéria de prevenção do consumo do tabaco.

A acção de capacitação, com duração de dois, é dirigida a alunos do ensino secundário das ilhas Brava e Fogo e integra o Plano de Acção do II Inquérito Nacional sobre o Tabagismo no seio dos jovens e visa reforçar comportamentos saudáveis entre estudantes do ensino secundário.

A formação decorreu nos dias 21 e 22 de Outubro, na Escola Secundária Eugénio Tavares, para alunos da ilha Brava, e hoje e sábado, 25, na sede do Conselho Local da Cruz Vermelha em São Filipe, para os estudantes das escolas secundárias locais, nomeadamente Dr. Teixeira de Sousa e Pedro Pires, no município de São Filipe, Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, no município de Santa Catarina, e a Escola Secundária dos Mosteiros.

A iniciativa enquadra-se no “Plano de Acção do II Inquérito Nacional sobre o Tabagismo no Seio dos Jovens – 2023” e tem como principal objectivo capacitar crianças, adolescentes e jovens para atuarem como agentes multiplicadores de boas práticas e comportamentos saudáveis no combate ao uso do tabaco.

De acordo com uma nota de imprensa, a CCAD, pretende com esta abordagem capacitar os estudantes na metodologia de educação pelos pares, uma estratégia eficaz que estimula o envolvimento activo dos jovens na promoção da saúde, incentivando-os a refletir, dialogar e adotar atitudes positivas que possam influenciar os colegas e a comunidade escolar.

Com esta acção, pretende-se reforçar o compromisso de Cabo Verde na prevenção do tabagismo entre os jovens, promovendo uma geração mais consciente, saudável e comprometida com a construção de ambientes livres do fumo do tabaco.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar