Fogo: IV Conferência sobre a Década do Oceano culmina hoje em Chã das Caldeiras com declaração final

Inicio | Ambiente
Fogo: IV Conferência sobre a Década do Oceano culmina hoje em Chã das Caldeiras com declaração final
11/10/25 - 10:54 am

São Filipe, 11 Out (Inforpress) – A IV Conferência sobre a Década do Oceano é encerrada hoje, em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo, com a declaração final, depois de dois dias de debates sobre práticas inovadoras e estratégias para a sustentabilidade dos oceanos.

Para o segundo e último dia dos trabalhos da IV Conferência sobre a Década do Oceano, promovida pela Presidência da República, os participantes debatem dois painéis antes da deslocação à Chã das Caldeiras para o encerramento que representa uma homenagem “simbólica” à biodiversidade da ilha do Fogo, Reserva Mundial da Biosfera.

Hoje os trabalhos iniciaram com o IV painel intitulado “compartilhando melhores práticas: casos reais”, que reuniu experiências concretas de gestão sustentável em diversos contextos do Atlântico africano.

A gestão sustentável da zona costeira em Cabo Verde, diálogo multi-actores em apoio às áreas marinhas protegidas, com enfoque em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, avançar o acesso a dados e a informação pública através de implementação, mulheres do mar: protagonismo feminino na gestão sustentável dos recursos pesqueiros e reforço da capacidade educacional e tecnológica, a tarefa-ciência cidadão e auto relato por pescadores são temáticas que compõem o IV painel.

O V e último painel incide sobre “percepções estratégicas e tendências políticas: transformar a governança costeira e marinha: da visão à acção” dividido em quatro temáticas.

A estratégia marinha integrada de África e a economia azul: coordenando a governação das pescas e do litoral; planeamento e gestão costeira adaptativos: a necessidade de uma metodologia de planeamento adaptativo para fins de adaptação climática costeira/gestão de riscos costeiros emergentes; da ratificação à acção: caminhos de Cabo Verde no BBNJ; e os dados da biodiversidade como suporte da BBNJ são as temáticas previstas.

O encerramento da conferência está previsto para o período da tarde, em Chã das Caldeiras, com leitura da declaração final da IV Conferência da Década do Oceano e, possivelmente o anúncio da ilha que irá receber a V conferência, seguida de uma visita guiada à Chã das Caldeiras para reforçar o compromisso dos participantes com a integração da ciência, da cultura e da conservação ambiental.

A IV Conferência reforçou o papel de Cabo Verde como liderança regional na promoção da Década do Oceano, iniciativa das Nações Unidas para mobilizar esforços globais em prol da saúde dos oceanos até 2030.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar