Fogo: Fábio Vieira manifesta preocupação com instabilidade no fornecimento de energia electrica à ilha

Inicio | Sociedade
Fogo: Fábio Vieira manifesta preocupação com instabilidade no fornecimento de energia electrica à ilha
22/09/26 - 05:01 pm

Cidade de Igreja, Mosteiros, 22 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, manifestou hoje o seu “desagrado e descontentamento” face à instabilidade no fornecimento de energia eléctrica na ilha que está a provocar prejuízos às instituições públicas, comerciantes e empresários.

O edil dos Mosteiros afirmou que a Câmara está em contacto com as empresas Edec e Electra para procurar compreender as causas da situação e encontrar soluções que permitam restabelecer a estabilidade no fornecimento de energia.

Segundo Fábio Vieira, um grupo de geradores têm assegurado parcialmente o fornecimento, mas a instabilidade está relacionada com a falta de manutenção atempada dos equipamentos da central única de produção de energia.

“Estamos em contacto constante com a Electra, mas isso pressupõe intervenções de fundo”, afirmou o edil que sublinhou que a solução para a actual situação não passa apenas pela aquisição de um gerador.

O presidente da edilidade dos Mosteiros considerou que toda a logística relacionada com a produção e o fornecimento de energia eléctrica na ilha do Fogo está comprometida, exigindo medidas estruturais para garantir maior estabilidade.

Fábio Vieira afirmou ainda que o Governo está “ciente da situação” e da “triste realidade” que se vive actualmente na ilha, defendendo a adopção de medidas para assegurar a estabilidade da produção e do fornecimento de energia.

A instabilidade energética, acrescentou, tem impacto não apenas sobre os serviços públicos, mas também sobre as actividades comerciais e empresariais, aumentando os prejuízos para diferentes sectores da economia local.

O autarca reiterou, por isso, a necessidade de uma intervenção que ultrapasse respostas pontuais e permita criar condições para um fornecimento de energia mais regular e estável na ilha do Fogo.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar