São Filipe, 09 Jul (Inforpress) – O representante do Unicef chega hoje à ilha do Fogo para visita às estruturas de protecção infantil e o projeto WASH, que visa promover melhores condições de saneamento e higiene na Escola Secundária Teixeira de Sousa.
A deslocação de David Mater enquadra-se na missão conjunta do Instituto Cabo-verdiano para a Criança e o Adolescente (ICCA) e que é liderada pela secretária de Estado para a Inclusão Social, Lídia Lima, e tem como principal objectivo avaliar o estado actual da protecção da criança na ilha do Fogo.
Durante a missão, a comitiva realizará encontros com diversas autoridades locais envolvidas na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Inclui visitas às estruturas do ICCA, reuniões com os três presidentes de câmara da ilha, pais, encarregados de educação e membros dos comités municipais de defesa dos direitos da criança.
O representante do Unicef tem programada uma deslocação à Escola Secundária Teixeira de Sousa, na cidade de São Filipe, onde se encontra em curso o projeto WASH.
A iniciativa, apoiada financeiramente pelas Nações Unidas, inclui a requalificação das casas de banho do bloco principal da escola secundária destinada aos alunos, e faz parte da campanha de mobilização de recursos lançada pelo Unicef em Portugal, em 2024.
As obras de reabilitação, sob responsabilidade da escola, envolveram a contratação de mão de obra local para a execução do projecto, cujo montante global ronda os 450 mil escudos, segundo o delegado do Ministério da Educação em São Filipe, Emanuel Barbosa.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar