
São Filipe, 13 Jan (Inforpress) - Os 35 anos da Liberdade e da Democracia vão ser assinalados sem grandes actividades nos três municípios da ilha do Fogo, sendo Santa Catarina do Fogo o único município que preparou actividades para celebrar a efeméride.
Nos municípios de São Filipe e Mosteiros, não está previsto qualquer programa preparado pelas câmaras para celebrar as datas de 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, e 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais.
Apenas o município de Santa Catarina preparou um conjunto de actividades para marcar estas efemérides e o programa inclui um torneio de futsal entre instituições, uma prova de atletismo e palestras, com o objectivo de promover a reflexão sobre a democracia, a liberdade e os valores cívicos.
A Comissão Política Concelhia do Movimento para a Democracia (MpD), segundo o seu presidente, Filipe Santos, programou para São Filipe a circulação de uma viatura com mensagens relacionadas com a liberdade e a democracia e para o próximo sábado, 17, um encontro com militantes do MpD, na vila de Ponta Verde, para uma conversa aberta sobre a liberdade e a democracia.
Nos Mosteiros está programada uma caminhada cívica de Achada Malva a Fajãzinha, seguido de um convívio em Queimada Guincho e em Santa Catarina do Fogo um torneio de futebol.
Assim, a nível da ilha, não consta qualquer actividade relevante, tanto para o dia 13 de Janeiro como para o dia 20 de Janeiro, datas consideradas de grande relevância histórica e simbólica para Cabo Verde.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar